Profa. Dra. Renata Cristina de Oliveira Tomaz

UFF

A Juvenilização da sociedade contemporânea e seus impactos nas representações geracionais

17h30min às 19h

Profa. Dra. Renata Cristina de Oliveira Tomaz

UFF

A formação e os saberes das juventudes. Gerações, tecnologias, youtubers e subjetividades

Profa. Dra. Maria Isabel Mendes de Almeida

PUC-Rio

Tecnologias e geração empreendedora? Jovens autônomos e menos independentes

Abr

Cristo Vive. Apresentação e debate do documento sinodal do Papa Francisco sobre os jovens

Prof. Dra. Brenda Carranza

PUC-Campinas

Juventudes e religiões: relações complexas

Profa. Dra. Regina Novaes

UFRJ

Juventudes, subjetividades e perfis de militância social, política e religiosa

Apresentação de trabalhos

Publicação da convocatória com as normas para envio em breve.

10h às 11h45min

Profa. Dra. Regina Novaes

UFRJ

Juventudes, política e religião. Desafios e perspectivas

14h às 15h30min

Prof. Dr. Daniel Hirata

UFF

Jovens e violências nas periferias. Resistências e possibilidades

16h às 17h30min

Profa. Dra. Carmen Silveira de Oliveira

A (des)esperança juvenil com a sociedade

17h30min às 19h
keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Unisinos LAB

Para alunos(as) da graduação da Unisinos, o IHU disponibiliza 10 vagas gratuitas por evento pela plataforma Unisinos LAB. Acesse unisinos.br/lab e inscreva-se.10 vagas gratuitas

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

Tem alguma dúvida? Contate o Atendimento Unisinos.

Apresentação de trabalhos

24/05 | das 10h às 11h45min | Sala TEDU 806 | Campus Unisinos Porto Alegre

Consulte aqui os trabalhos aprovados

Apresentação

O Ciclo de Estudos As juventudes do Brasil. Mutações e (im)possibilidades propõe compreender as juventudes da contemporaneidade no Brasil, seus protagonismos, possibilidades e limites, uma vez que objetiva analisar as principais expressões das subjetividades juvenis contemporâneas no Brasil, suas transformações, possibilidades e limites no que diz respeito aos seus futuros e suas participações no futuro do país.

Objetivo Geral

Analisar transdisciplinarmente realidades e perfis das juventudes contemporâneas no Brasil, suas transformações, possibilidades e limites, principalmente no que diz respeito à sua socialidade e às suas relações com tecnologia, formação e trabalho.

Objetivos Específicos

- Apresentar o perfil e as realidades das juventudes na contemporaneidade, enfatizando o contexto brasileiro;

- Compreender as principais expressões juvenis contemporâneas no contexto brasileiro, e suas relações com a educação, o trabalho, as tecnologias, as (des)igualdades e as questões geracionais.

- Perceber as inserções dos jovens brasileiros no que diz respeito ao mundo do trabalho, à educação, à participação política e seus posicionamentos e possibilidades diante aos projetos de país.

- Compreender algumas das demandas atuais e futuras relativas às juventudes e suas possibilidades e limites no contexto brasileiro.

Período: 28 de março de 2019 a 30 de maio de 2019

Locais: Instituto Humanitas Unisinos – Campus Unisinos São Leopoldo e Campus Unisinos Porto Alegre

Investimento: R$10,00 por palestra

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – Unisinos

Programa de Pós-graduação em Economia – Unisinos

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

É na adolescência que se dão as primeiras transformações que constituem uma verdadeira ebulição na vida do ser humano, momento também de muita expectativa, vontade de assumir o mundo com protagonismo, mas também de medo e apreensões. Imaginemos isso tudo em um momento como o que estamos vivendo, onde as transformações são das mais diferentes ordens e se dão a todo instante e sob vários aspectos. Ainda assim, mesmo com a pressão e a angústia de nosso tempo, as novas gerações ainda se sentem provocadas a transformar.