Grupo de trabalho ecumênico acolhe com satisfação a diretriz do cardeal de Munique sobre a bênção da Igreja para casais do mesmo sexo

Foto: Pexels

Mais Lidos

  • Tecnofascismo, dissenso e a gramática da dignidade. Entrevista especial com Donatella Di Cesare

    LER MAIS
  • Uma (nova) história do deus - Flávio, cristofascista ‘escolhido’ e totalmente crente. Artigo de Fábio Py

    LER MAIS
  • A quem interessa minerar terras raras no Rio Grande do Sul? Artigo de Joel Henrique Ellwanger

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

23 Abril 2026

O grupo de trabalho ecumênico "Homossexuais e a Igreja" acolhe com satisfação a implementação de uma diretriz anunciada pelo Cardeal Reinhard Marx, segundo a qual casais do mesmo sexo também podem receber a bênção da Igreja. Em comunicado divulgado na quarta-feira em Nuremberg, afirmou-se que isso permitiria que a bênção de Deus fosse concedida a pessoas que, de acordo com a definição da Igreja Católica, se encontram em situações de vida "irregulares", como casais do mesmo sexo e outros casais LGBTQIA+, mas também divorciados recasados.

A reportagem é publicada por Katholisch.de, 22-04-2026.

Embora a diretriz intitulada "A Bênção Dá Força ao Amor" não atenda às expectativas do Caminho Sinodal, o grupo de trabalho afirmou que a decisão de Marx representa um progresso em comparação com a situação anterior, na qual muitas pessoas eram privadas da bênção da Igreja. Eles também expressaram a esperança de que outras dioceses seguissem o exemplo de Munique e Freising. "Não pode haver uma colcha de retalhos de regulamentos sobre bênçãos para casais LGBTQIA+ e divorciados-recasados ​​na Alemanha", enfatizou Steffen Schille, membro do conselho da organização "Homossexuais e a Igreja".

A Conferência Episcopal Alemã (DBK) e o Comitê Central dos Católicos Alemães (ZdK) adotaram as diretrizes "A Bênção Dá Força ao Amor", que incorporam uma sugestão do Papa Francisco, em abril de 2025. No entanto, o Dicastério para a Doutrina da Fé, no Vaticano, levantou objeções à sua implementação.

Leia mais