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Por que o Papa trocou Paris por Córsega

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04 Dezembro 2024

  • Quando parecia que o Papa ainda colhia a margarida que poderia levar à reabertura da Catedral de Notre Dame, ele deu a surpresa da sua viagem a Córsega apenas uma semana depois, 15 de dezembro, para uma estada que durará cerca de nove horas.

Da ‘política’ de Notre Dame à denúncia profética no Mediterrâneo

A reportagem é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 02-12-2024.

Uma pequena ilha no Mediterrâneo com um jovem (ainda) bispo que caminha pelas ruas de Ajaccio vestido com o seu hábito franciscano. Este é o destino que, surpreendentemente, o Papa Francisco incluiu na sua agenda de viagens para encerrar este 2024, ano que também o viu fazer a viagem mais longa do seu pontificado, em setembro passado à Ásia e à Oceania.

Quando parecia que o Papa argentino ainda colhia a margarida que poderia levar (esse era, pelo menos, o desejo do presidente Emmanuel Macron) à reabertura na próxima semana da Catedral de Notre Dame, Jorge Mario Bergoglio deu a surpresa (o que não aconteceu) da sua viagem a Córsega apenas uma semana depois, no dia 15 de dezembro, para uma estadia que durará cerca de nove horas.

Quais foram os motivos para não comparecer a Paris, onde os olhos de meio mundo estarão fixos naqueles dias, e ir à cidade natal de Napoleão Bonaparte, onde se espera que entre 80.000 e 120.000 fiéis o recebam? Novamente a geopolítica das periferias do primeiro papa latino-americano da história?

Teologia do povo e piedade popular

Em parte sim, mas também aquele compromisso com a Teologia do Povo, seu compromisso de confirmar e confortar a piedade popular, maltratada em tantos lugares, e que, a partir de sua experiência na América Latina (aí está todo o legado de Aparecida), ele sabe que é o que mantém acesa a chama da fé em tantos milhões de pessoas no meio de tantos antitestemunhos eclesiais.

A desculpa para esta viagem turbulenta a Córsega foi dada, por outro lado, por alguém que ele demonstrou ter em alta estima, o franciscano de origem navarra François-Xavier Bustillo, que organizou o congresso “Religiosidade popular no Mediterrâneo”, que o próprio Francisco encerrará.

Nomeado bispo de Ajaccio em maio de 2021, apenas um ano e meio depois foi criado cardeal e, poucos meses depois, Bergoglio 'passa' por cima de Macron e da sua vontade de lhe apertar a mão em Paris para ir com aquele franciscano que iniciou a sua estudos no seminário menor de Elizondo para, desde a sua pequena diocese, lembrar - muito provavelmente - que o Mediterrâneo se tornou um cemitério e que isto é algo intolerável que as autoridades europeias têm de fazer mais atenção.

Continuação de Marselha

Esta escala em Córsega, em todo o caso, é uma continuação da viagem que fez a Marselha em 2023 para participar nos Encontros do Mediterrâneo, promovidos naquela ocasião por outro cardeal muito ao gosto de Francisco, Jean-Marc Aveline, a quem dirigiu confiou a elaboração do que veio a ser chamado de Teologia do Mediterrâneo.

O próprio Bustillo reconhece que a estada do Papa em Marselha “nos inspirou muito sobre o Mediterrâneo” e, por isso, este encontro realiza-se agora na sua diocese insular para “ ampliar a reflexão a partir do que vivemos aqui em Córsega, com as irmandades, as procissões, a piedade popular...", segundo declarações de La Croix.

Muita “política” em Notre Dame

“Esta viagem a Córsega é uma extensão da de Marselha, uma forma de dar peso a esta última”, confirma ao jornal francês uma pessoa próxima do Papa. Longe do simbolismo “demasiado político” do acontecimento de Notre Dame, com um Macron que sofreu nas últimas eleições, a Córsega permite que Francisco se concentre mais uma vez na piedade popular, na fé dos simples e na denúncia profética que ele Também os tem como protagonistas.

Nesse dia 15 de dezembro, Macron terá de se contentar com um breve encontro com o Papa no aeroporto da ilha antes de iniciar, às 18h00, a sua viagem de regresso ao Vaticano. De antemão, Francisco, em linha com o tema da sua última encíclica, Dilexit nos, apelará à piedade de um povo que, no meio de uma guerra mundial “em pedaços” num planeta ferido, e nas vésperas da abertura do Jubileu da Esperança sabe manter viva aquela fé que mantém vivo o amor humano e divino.

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