• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A Petrobrás e os investimentos em combustíveis fósseis: o Brasil é mesmo um País sustentável?

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

06 Agosto 2024

“O Brasil é um País deveras peculiar: nos fóruns e simpósios internacionais estamos entre os que mais defendem as reduções das emissões de CO2, mas dentro de casa dificultamos o uso do carro elétrico e investimos cada vez mais em petróleo. Será que somos mesmo o País sustentável que apregoamos pelo mundo afora?”, escreve Paulo Feldmann, professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, em artigo publicado por Jornal da USP, 05-08-2024.

Eis o artigo.

Em 2015, quando da assinatura do Acordo de Paris, estabeleceu-se que a meta mais importante seria a de impedir que a temperatura média da Terra aumentasse acima de 1,5ºC até o ano de 2050. Hoje sabemos que esta meta se tornou inviável. O fato positivo é que não mais se questiona o aquecimento do planeta, e há hoje um consenso de que as emissões de CO2 são as principais responsáveis pelas catástrofes climáticas.

O aquecimento global está trazendo impactos à atividade econômica. E, infelizmente, a devastação trazida pelas fortes chuvas ao Rio Grande Sul mostra que o Brasil não está imune. Nos países mais avançados, é cada vez maior a utilização de novas fontes de energia baseadas em recursos renováveis, como solar e eólica, e a eliminação do uso de combustíveis fósseis como petróleo. O Brasil também avançou muito no uso das fontes renováveis. Mas ainda praticamente não usamos veículos elétricos, enquanto na Europa eles já fazem parte do cenário. O carvão é outro vilão que vem sendo abandonado inclusive na China, seu maior usuário.

Mas, evidentemente, há países que não querem enfrentar a mudança e avisam que vão continuar produzindo petróleo. É o caso dos grandes produtores, principalmente Rússia e alguns países árabes. Por razões várias, estes países não se preocupam com o planeta.

A verdade é que as metas de redução das emissões estão cada vez mais difíceis de serem atingidas. Basta verificar que, em 2023, a produção de eletricidade gerada pelos combustíveis fósseis foi a maior da história mundial. No ano do Acordo de Paris, em 2015, a participação da energia elétrica produzida via combustíveis fósseis era de 67% do total. Ela caiu para 61% no ano passado, mas nesse período de oito anos a produção mundial de eletricidade cresceu 23%, muito mais do que era esperado. Ou seja, a velocidade da descarbonização também precisa crescer.

Apesar de muito discurso, premiação de empresas ESG, mercado voluntário de carbono, estímulo aos veículos elétricos etc., o fato concreto é que as emissões de CO2 não estão diminuindo. Isso acarreta o aumento dos estoques de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, o que provoca o aumento da temperatura mundial e as frequentes catástrofes.

Outra constatação recente é a de que as catástrofes vão acontecer principalmente no Hemisfério Sul e menos no Norte. Esse fato deveria ser suficiente para motivar lideranças brasileiras a exigirem que as nações do Norte sejam mais vigorosas na adoção de medidas contra as emissões de CO2. Inclusive porque o Brasil é um dos países mais bem-dotados do mundo em termos de fontes renováveis e deveria ser um líder brigando pela redução das emissões de CO2.

Mas, infelizmente, não vemos a Petrobrás empenhada nessa questão. Pelo contrário, pois agora pretende pesquisar e explorar a Margem Equatorial, o que pode levar a empresa a ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo. É provável que venha a ser uma vitória de Pirro, pois a maioria dos especialistas acha que, em torno de 2035, a oferta de petróleo será muito maior que a demanda e, com isso, os preços do petróleo começarão a despencar de forma irreversível.

Além disso, os argumentos a favor da continuidade dessa exploração também são falsos, pois a alegação de que haverá geração de empregos, exportação e arrecadação de impostos não sobrevive ao fato de que se investirmos em tecnologia e produção de energia renovável nosso êxito nas mesmas variáveis será ainda maior. Simplesmente porque energias renováveis serão a base da economia mundial em algum momento deste século 21, enquanto o petróleo, como dissemos, está com seus dias contados.

O Brasil é um País deveras peculiar: nos fóruns e simpósios internacionais estamos entre os que mais defendem as reduções das emissões de CO2, mas dentro de casa dificultamos o uso do carro elétrico e investimos cada vez mais em petróleo. Será que somos mesmo o País sustentável que apregoamos pelo mundo afora?

Leia mais

  • Petrobras pode mexer em plano ambiental para destravar licenciamento na foz do Amazonas
  • MPF pressiona Ibama para indeferir licença para exploração de petróleo na foz do Amazonas
  • Foz do Amazonas é supersensível a óleo e exploração carece de dados científicos, dizem pesquisadores
  • Corrida para proteger a Foz do Amazonas se acirra
  • Nova presidente da Petrobras leiloou blocos de combustíveis fósseis na foz do Amazonas
  • Jean Paul Prates diz que explorar foz do Amazonas é “decisão de Estado”, mas repete alarmismo com ameaça de importação de petróleo
  • Marina Silva diz que exploração de petróleo é uma decisão “de governo”, não do MMA
  • Demanda global por petróleo deve subir em 2025, prevê OPEP
  • Marina Silva: precisamos abandonar os combustíveis fósseis, mas países ricos devem liderar esforço
  • Marina Silva em rota de colisão com a Petrobras
  • Pedido de licença de petróleo na Foz do Amazonas prevê impacto em 8 países
  • A disputa para explorar petróleo na Foz do Amazonas
  • O leilão do “Fim do Mundo” para exploração de gás e petróleo
  • Blocos de petróleo e gás na Amazônia comprados no “Leilão do Fim do Mundo” afetam Terras Indígenas e Unidades de Conservação
  • “Leilão do Fim do Mundo” tem áreas arrematadas na Amazônia e em outras regiões de sensibilidade socioambiental
  • Sem proibir novos poços de petróleo, as temperaturas subirão 2,7 graus
  • Por que os Estados Árabes não estão usando o petróleo como arma contra Israel
  • Exploração de petróleo na Margem Equatorial anularia ganhos climáticos de zerar o desmatamento na Amazônia
  • A Petrobras, enfim, vai se transformar em uma empresa de energia?
  • Petrobras prevê somente 11% de investimento em transição energética e descarbonização
  • Multas do Ibama à Petrobras crescem mais de 300% neste ano
  • Processar óleo de soja nas refinarias da Petrobrás é uma péssima decisão disfarçada de verde. Artigo de Felipe Coutinho
  • Prejuízo climático gerado por Petrobras e outras 24 petroleiras soma US$ 20 trilhões
  • Novo regime climático e a insistência na exploração petrolífera em Roraima: um desastre anunciado. Artigo de Gabriel Vilardi 
  • Direção da Petrobrás segue míope, investe pouco e paga muito dividendo, revelam os resultados do 3T23. Artigo de Felipe Coutinho
  • Projetos de energia verde causam racha na cúpula da Petrobras
  • A Petrobras e as mudanças climáticas. Artigo de Heitor Scalambrini Costa
  • Explorar petróleo na foz do Amazonas ainda é prioridade da Petrobras, diz Prates
  • A Petrobrás do Lula é a que o Brasil precisa? Artigo de Pedro Augusto Pinho
  • “O petróleo precisa sair de cena”, diz novo coordenador de fórum de mudança do clima
  • Petrobras prevê recorde de petróleo e pode frear redução de emissão de gases estufa

Notícias relacionadas

  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • "A democracia brasileira é chata. Não entusiasma ninguém". Entrevista especial com Francisco de Oliveira

    LER MAIS
  • João Goulart e um projeto de nação interrompido. Entrevista especial com Oswaldo Munteal

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados