• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Brasil terá 1,4 milhão de carros elétricos em circulação em 2030, projeta consultoria

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Julho 2024

Segundo as projeções, três em dez veículos elétricos vendidos no Brasil até o final da década serão fabricados nacionalmente; marcas chinesas devem dominar o mercado.

A informação é publicada por ClimaInfo, 24-07-2024.

Mesmo com os obstáculos políticos e econômicos, a eletrificação da frota automotiva brasileira deve seguir avançando a passos largos até 2030. De acordo com a Bright Consulting, o número de carros elétricos em circulação no país deve saltar dos 39,1 mil no final de 2023 para 1,4 milhão no final da década. Só neste ano, a expectativa é de que cerca de 200 mil veículos eletrificados sejam emplacados no Brasil, com 72 mil sendo 100% elétricos.

“Esse volume crescerá ano a ano com a maior disponibilidade de modelos a preços mais acessíveis e os totalmente elétricos representarão 2,35% do parque circulante de veículos leves, estimados em 57 milhões de unidades para 2030”, destacou a consultoria.

Ainda assim, a projeção da Bright Consulting indica que a grande maioria da frota automotiva brasileira (87,5%) ainda será composta por veículos a combustão. “[Isso] demonstra que nossa dependência dos combustíveis líquidos fornecidos por postos de serviço durará ainda muito tempo”, observou a consultoria.

O crescimento esperado para o segmento elétrico deve privilegiar as montadoras chinesas, que já se encontram em uma posição bastante competitiva no mercado brasileiro. Para 2030, espera-se que essas marcas representem 55% da frota elétrica, com 65% das unidades vindas do exterior.

Mesmo os 35% produzidos localmente terão componentes de propulsão importados por conta da falta de escala para produção local dessa categoria de produtos. Consequentemente, a participação da indústria nacional na cadeia de suprimentos de carros elétricos ainda será restrita, limitando-se a itens mais comuns, como bancos, rodas, pneus, vidros, revestimentos e pintura.

Apesar desses desafios, como destacou o InsideEVs, o cenário apresenta oportunidades para a indústria brasileira, principalmente na produção de micro-híbridos. Esses modelos, que combinam motores elétricos com motores a combustão, possuem sistemas elétricos de 12V ou 48V, o que permite uma montagem mais fácil nas mesmas linhas de produção dos modelos a combustão. Outra vantagem é o custo mais baixo de baterias e motores-geradores nos micro-híbridos, o que deve baratear seu preço ao consumidor final.

O portal Metrópoles também abordou os principais pontos dessa análise.

Leia mais

  • Por que o Brasil quer taxar carros elétricos?
  • Deputados incluem carro elétrico no “Imposto do Pecado” da reforma tributária
  • Indonésia. Por causa dos carros elétricos, um povo corre o risco de ser exterminado
  • A década chinesa no mercado de carros elétricos: do projeto ao predomínio global
  • Crise climática: carro elétrico e mercado de carbono são falsas soluções, aponta estudo
  • Montadoras apostam no mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos
  • “Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador
  • “O futuro do carro é elétrico, mas o carro não é o futuro da nossa mobilidade”. Entrevista com Aurélien Bigo
  • Produção de carros elétricos envolve cadeia produtiva predatória

Notícias relacionadas

  • Volvo lanzará solo coches con motor eléctrico o híbrido a partir de 2019

    El fabricante de automóviles Volvo Cars ha anunciado este miércoles que a partir de 2019 sólo lanzará al mercado vehículos el[...]

    LER MAIS
  • O jogo sujo das montadoras

    Sim, elas estão te enganando: na tentativa de esticar seus lucros mantendo a sobrevida dos combustíveis fósseis, as montadoras [...]

    LER MAIS
  • Circulação discursiva e transformação da sociedade

    Publicamos a seguir a proposta temática do Pentálogo VIII, evento a ser realizado pelo Centro Internacional de Semiótica e Co[...]

    LER MAIS
  • A produção de carros elétricos dispara e a China assume a liderança

    "A China já é líder na produção de energia eólica e solar. Depois de se tornarem a número 1 na produção e venda de veícu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados