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“A doutrina não muda, o Evangelho será sempre o mesmo, a Revelação já está estabelecida”. Entrevista com D. Víctor Manuel Fernández, novo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé

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14 Setembro 2023

Além das relações entre os bispos e o Santo Padre em matéria doutrinária, o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé também fala da sua abertura às bênçãos da Igreja para as pessoas do mesmo sexo, partilha o seu pensamento sobre o Caminho Sinodal Alemão e explica sua abordagem para salvaguardar a doutrina.

Respondendo a uma pergunta sobre a aceitação do ensinamento do Papa Francisco, Dom Víctor Manuel Fernández, arcebispo e cardeal designado, disse a Edward Pentin, correspondente sênior do National Catholic Register, em entrevista exclusiva por e-mail em 8 de setembro, que o Papa Francisco não tem apenas o dever de guardar e preservar o depósito “estático” da fé, mas também um segundo e único carisma, dado apenas a Pedro e aos seus sucessores, que é “um dom vivo e ativo”.

"Não tenho esse carisma, nem você, nem o cardeal Raymond Leo Burke. Hoje só o Papa Francisco o tem”, disse Dom Víctor Manuel Fernández, que substituirá o cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, SJ, prefeito espanhol cessante. Dom Vítor Manuel será elevado a cardeal durante um consistório no dia 30 de setembro. O cardeal Burke escreveu recentemente o prefácio de um livro que critica duramente a próxima XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e frequentemente manifesta preocupação com alguns ensinamentos do Papa Francisco.

A entrevista é de Edward Pentin, publicada por National Catholic Register, 13-09-2023.

Eis a entrevista.

Excelência, o que significa para o senhor o termo “modernizar a Igreja”? O que isso envolve e qual a sua importância?

Eu nunca usaria o termo “modernizar” para se aplicar à Igreja, porque é uma categoria mais apropriada para empresas ou outras instituições; não se aplica a uma realidade sobrenatural como a Igreja, que tem elementos eternos. Os Papas mais recentes usaram a palavra “reforma” na crença de que há aspectos da Igreja que podem mudar, mas sempre sem abrir mão de um “húmus ” permanente (latim para terra ou solo) que vai além da passagem do tempo, as diferentes épocas e os aspectos superficiais do mundo.

A expressão “modernizar a Igreja” poderia levar-nos ao erro de subsumir a riqueza permanente e sempre nova da Igreja, incluindo o Evangelho, no quadro de uma época específica (neste caso a modernidade), que também passará como passou. por todas as outras eras. Em suma, a expressão “modernizar a Igreja” não faz sentido para mim.

Numa entrevista concedida em julho ao site Crux, o senhor disse que leva muito a sério as palavras do Papa Francisco sobre a aceitação do magistério recente e que os fiéis deveriam deixar o seu pensamento “ser transfigurado pelos seus critérios”. O que é exatamente o “magistério recente”? Em que difere do magistério antigo e o que significa quando diz “transfigurado com os seus critérios” no que diz respeito à teologia moral e pastoral? É vinculativo e, como prefeito, como se comportará com aqueles que na Igreja, especialmente bispos e padres, não querem subscrever o magistério do Santo Padre porque o consideram em contradição com o ensinamento da Igreja?

Quando falamos de obediência ao magistério, isto é entendido em pelo menos dois sentidos, que são inseparáveis e igualmente importantes. Um deles é o sentido mais estático, de um “depósito de fé” que devemos guardar e preservar incólume. Mas, por outro lado, existe um carisma particular para esta salvaguarda, um carisma único, que o Senhor deu apenas a Pedro e aos seus sucessores.

Neste caso não se trata de um depósito, mas de um dom vivo e ativo, que atua na pessoa do Santo Padre. Eu não tenho esse carisma, nem você, nem o cardeal Raymond Leo Burke. Hoje só o Papa Francisco é que o tem. Agora, se você me disser que alguns bispos têm um dom especial do Espírito Santo para julgar a doutrina do Santo Padre, entraremos num círculo vicioso (no qual qualquer pessoa pode afirmar ter a verdadeira doutrina) e isso seria uma heresia, um cisma. Lembre que os hereges sempre pensam que conhecem a verdadeira doutrina da Igreja. Infelizmente, hoje, não só alguns progressistas caem neste erro, mas também, paradoxalmente, alguns grupos tradicionalistas.

Uma crítica frequentemente dirigida aos líderes da Igreja, especialmente depois do Concílio Vaticano II, é a falta de clareza no ensino da Igreja. Como podem os crentes católicos individuais encontrar um caminho para a salvação quando o magistério da Igreja parece obscurecido por debates influenciados por aqueles que podem ser considerados valores mundanos que entraram na Igreja e por uma aparente falta de certeza que resultou? O que você poderia fazer como prefeito para ajudar a resolver essa falta de clareza?

Debates (e, portanto, a falta de clareza) existiram ao longo da história da Igreja. Houve debates acalorados entre os Padres da Igreja, houve debates entre as ordens religiosas, e como não recordar a polêmica "de auxiliis" em que dois grupos de teólogos e bispos se condenaram mutuamente [sobre a relação entre a graça divina e o livre arbítrio] até que o Papa [Paulo V] decidisse que era uma questão aberta e os proibisse de se expressarem em termos de condenação?

Contudo, mesmo nestas situações que podem parecer escandalosas, a Igreja cresce e amadurece na compreensão de alguns aspectos do Evangelho que antes não tinham sido suficientemente explicados. Acredito que este dicastério pode ser um espaço capaz de acolher estes debates e enquadrá-los na doutrina segura da Igreja, evitando assim que os fiéis participem de alguns dos debates mediáticos mais agressivos, confusos e até escandalosos.

Em entrevista ao InfoVaticana em julho, o senhor parecia aberto às bênçãos eclesiásticas dos casais do mesmo sexo, se estas puderem ser realizadas sem criar confusão. Pode explicar melhor o que quis dizer? A que tipo de confusão estava se referindo?

Eu estava me referindo à confusão entre a união homossexual e o casamento. Neste ponto fica claro que a Igreja entende o casamento apenas como uma união indissolúvel entre um homem e uma mulher que, na sua diversidade, estão naturalmente abertos a gerar vida.

Você disse que a doutrina não pode mudar, mas a nossa compreensão dela pode. No entanto, alguns observadores da Igreja veem isto como uma subversão do ensinamento imutável da Igreja, sob o pretexto de ajudar pastoralmente os fiéis, criando uma falsa dicotomia entre doutrina e prática pastoral que, na realidade, coincidem. Você vê a doutrina como um obstáculo para ser verdadeiramente compassivo e, se sim, por quê?

A verdadeira doutrina só pode ser uma luz, um guia para os nossos passos, um caminho seguro e uma alegria para o coração. Mas é claro que mesmo a Igreja ainda não compreendeu plenamente a riqueza do Evangelho. Em algumas áreas, a Igreja levou séculos para tornar explícitos aspectos da doutrina que em outras épocas não via tão claramente. Hoje a Igreja condena a tortura, a escravatura e a pena de morte, mas isto não aconteceu com a mesma clareza noutros séculos. Os dogmas eram necessários porque antes deles havia questões que não eram suficientemente claras.

A doutrina não muda, o Evangelho será sempre o mesmo, a Revelação já está estabelecida. Mas não há dúvida de que a Igreja será sempre minúscula no meio de tamanha imensidão de verdade e de beleza e terá sempre a necessidade de continuar a crescer na sua compreensão.

Qual será a sua abordagem ao Caminho Sinodal alemão? Até que ponto acha que a sua abertura às bênçãos do mesmo sexo e o seu desejo expresso de promover uma abordagem mais suave em relação aos teólogos ou às posições heréticas podem ajudar a situação alemã?

A Igreja alemã tem sérios problemas e deve obviamente pensar numa nova evangelização. Por outro lado, hoje não tem teólogos no nível daqueles que impressionaram no passado. O risco do Caminho Sinodal reside em acreditar que, ao permitir algumas inovações progressistas, a Igreja na Alemanha florescerá. Não é isso que proporia o Papa Francisco – que sublinhou um renovado espírito missionário centrado no anúncio do κήρυγμα [kèrigma, anúncio da mensagem evangélica]: o amor infinito de Deus manifestado em Cristo crucificado e ressuscitado.

Não sei por que alguns dos seus colegas me identificam com o estilo alemão, sobre o qual ainda pouco sei. Veja, meu livro mais famoso se chama Los Cinco Minutos del Espíritu Santo e contém uma meditação diária sobre o Espírito Santo que já vendeu 150.000 exemplares. Você sabia? Por outro lado, fui pároco e também bispo diocesano. Vá perguntar aos fiéis da minha paróquia o que fiz quando era pároco e verá: adoração eucarística, cursos de catecismo, cursos bíblicos, missões domésticas com Nossa Senhora e uma oração para abençoar a casa. Tive dez grupos de oração e cerca de trinta jovens.

Como bispo diocesano, perguntava às pessoas o que falaria nas homilias na Catedral e nas visitas às paróquias: sobre Cristo, sobre a oração, sobre o Espírito Santo, sobre Maria, sobre a santificação. No ano passado propus que toda a Arquidiocese de La Plata se concentrasse em “crescer juntos rumo à santidade”. Independentemente do que digam alguns dos seus colegas, esta foi a minha fórmula para lidar com a indiferença religiosa da sociedade. Tal como o Papa Francisco, acredito que sem misticismo não chegaremos a lado nenhum.

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