• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cardeal Tagle: corremos o risco de desenvolver “uma geração sem empatia”

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

31 Outubro 2022

O cardeal falou à Conferência Geral da Federação dos episcopados da Ásia sobre a importância da educação para os jovens na era digital: "As tecnologias substituem as habilidades humanas". Dar a atenção que merece à leitura para desenvolver o pensamento crítico".

A reportagem é de Irmã Bernadette Mary Reis, publicada por Vatican News, 29-10-2022.

A importância da leitura para o desenvolvimento dos jovens, com foco nas redes sociais e inteligência artificial e a sua "influência" na evangelização, foram os temas que estiveram no centro do discurso do cardeal Luis Antonio Tagle aos participantes da FABC.

O cardeal filipino, legado papal à Conferência Geral da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas, falou na manhã deste sábado (29/10) à assembleia de mais de 200 bispos participantes de todo o continente. Em particular, Tagle insistiu no papel das redes sociais, que ele descreveu como "uma bênção no mundo", já que elas tornaram possível que a informação cruzasse as fronteiras dos "grupos elitistas".

Não só isso, as redes sociais", lembrou o cardeal, "nos permitiram manter contato durante a pandemia e muitos pais começaram a perceber que eles também são "professores e catequistas".

Os seres humanos estão mudando

Entretanto, "temos que ter cuidado, porque o uso das mídias sociais também muda nossa visão da pessoa humana de uma forma muito sutil", alertou o cardeal Tagle. Isto afeta nossas relações e "o envolvimento na transformação da sociedade". O mesmo vale para a IA, inteligência artificial, que "faz o trabalho de um ser humano", tornando obsoletos alguns aspectos do trabalho das pessoas.

O cardeal citou exemplos concretos: a verificação ortográfica substituiu a arte da ortografia e da sintaxe; as calculadoras fazem nossas somas; a digitação levou a caligrafia a tornar-se menos legível e talvez a desaparecer por completo. Há quase "uma nova forma de analfabetismo" que leva ao "subdesenvolvimento", com a possibilidade do desaparecimento do pensamento crítico, por exemplo, disse Tagle.

O "eu", o "nós" e o "eles"

Ainda sobre a relação entre os jovens e as redes sociais, o cardeal compartilhou algumas informações de uma pesquisa realizada pela Gravissimum educationis. A primeira pergunta era sobre como os jovens se veem a si mesmos, como eles veem "nós" e como veem "eles", ou seja, os outros. Em relação ao "eu", "a identidade que surgiu [no estudo] foi a ilusão de autossuficiência", ilusão decorrente das confirmações recebidas nas fotos publicadas.

"É uma forma de exposição: você tem que se anunciar", disse Tagle, a ponto de até mesmo colocar fotos provocantes, tudo para ver "quantas pessoas vão gostar delas", para receber likes "constantemente dos seus amigos". Isto leva à compulsão, observou o cardeal.

"As mídias sociais se tornam uma ferramenta para esta chamada autossuficiência ilusória". Então os jovens constroem seu mundo com aqueles que "gostam" deles, eliminando aqueles que não "gostam" deles.

Uma assembleia sem interioridade

Desta forma, multidões se reúnem, mas não estão totalmente presentes: "Uma assembleia significa interioridade, e uma multidão pode ser reunida sem interioridade". O que falta, disse Tagle, citando a pesquisa, "é um 'nós' que nos torne capazes de ação coletiva". Em vez disso, permanecemos "indivíduos isolados", mesmo na presença de outros. Não é mais a multidão que caracteriza a sociedade de hoje, mas a solidão.

O cardeal filipino continuou a explicar que o estudo também descobriu que as pessoas estão mais conectadas, mas "paradoxalmente, nós nos importamos cada vez menos com os outros". "Não nos comunicamos mais" e isto leva a uma falta de empatia para com os outros, para com aqueles que não conhecemos, para com "eles".

Em contraste, as mídias sociais alimentam a busca de lealdade em um pequeno grupo de amigos. Em essência, se outros não gostam de mim, eu não me importo: "Só me importarei com eles se eles se juntarem ao meu círculo". Aqueles que não fazem parte dele "perturbam minha autossuficiência". "Este é o mundo que eles aprenderam a habitar".

Educação, o ponto de contato da Igreja com os jovens

Daí, uma reflexão sobre o papel da Igreja envolvida no ministério da educação. É precisamente a educação o ponto de contato com os jovens, observou o cardeal Tagle, observando que muitos jovens de hoje não têm pensamento crítico e empatia devido ao uso da tecnologia atual.

Psicólogos e neurologistas também demonstraram que, como resultado, muitos jovens não sabem mais ler: "Podemos pensar na tecnologia como uma ferramenta externa, mas ela muda a consciência".

Evangelizar as redes sociais

A advertência do delegado papal é que se não compreendermos o que está acontecendo no desenvolvimento de nossos jovens, o resultado será um futuro de pessoas que não saberão pensar criticamente: "Uma geração sem empatia".

"Estamos desenvolvendo cidadãos que desenvolverão inteligência crítica unida à empatia por aqueles que não conhecem?" perguntou o cardeal aos participantes da FABC. Para eles, o convite a "evangelizar" as mídias sociais, já que elas são onipresentes em todo o mundo.

Leia mais

  • A Empatia em Edith Stein. Cadernos IHU, Nº 48
  • Christian Dunker analisa efeitos das redes sociais no comportamento contemporâneo
  • A fragilidade do bem, a empatia e a pós-pandemia
  • A paixão dos jovens pelas redes sociais pode ser clichê, mas para o Sínodo é real
  • Sou visto, logo existo? A relação entre redes sociais e saúde mental em jovens e adolescentes, em debate no Cepat
  • Redes sociais elevam depressão entre meninas adolescentes, diz pesquisa
  • Jovens e a religião: possibilidades e limites das mídias digitais. Entrevista com Patrícia Vieira
  • Se a questão do século 20 foi 'quem sou eu?', a do 21 é 'quem é você?', propõe filósofo
  • Os vazios além da pandemia
  • A inteligência artificial pode nos ensinar a ser mais humanos?
  • Sou visto, logo existo? A relação entre redes sociais e saúde mental em jovens e adolescentes, em debate no Cepat
  • 'Redes sociais deixam sociedade mais vulnerável'
  • A Igreja de empatia. Artigo de Vito Mancuso
  • Misericórdia, empatia do mundo
  • Empatia, flexibilidade, cooperação: pesquisa de Harvard explica por que habilidades sociais ganham força no mercado de trabalho

Notícias relacionadas

  • "A globalização é uma uma nova forma de colonização". Entrevista com Marc Augé

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • A Internet das coisas ganha vida

    A expressão criada pelo pesquisador Kevin Ashton há 13 anos começa a ganhar forma: as coisas conectam-se entre si através da I[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados