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28 Setembro 2022

 

A notícia de que os bispos de Flandres, na Bélgica, abriram as portas para as bênçãos dos casais homossexuais não criou pouca turbulência. No entanto, os bispos mostraram que é possível trabalhar em normas, em pequenas aberturas, para depois fazer algumas maiores que também podem tocar a própria doutrina da Igreja. Alguns podem chamar isso de estratégia. Para outros, é simplesmente a concretização de um compromisso pastoral. De qualquer forma, é um tema que o Papa Francisco deve ter em mente.

 

O comentário é de Andrea Gagliarducci, publicado por Monday Vatican, 25-09-2022.

 

Até agora, o Papa Francisco deixou em aberto qualquer caminho sinodal e deixou as Igrejas locais mais ou menos independentes. Mais ou menos porque, quando o Papa está interessado, ele intervém na vida das dioceses sem mostrar muitos escrúpulos.

 

O fato de que, em qualquer caso, uma discussão sobre o assunto tenha se aberto a ponto de tomar uma decisão concreta é sintomático do pontificado. O Papa Francisco encoraja o discernimento pessoal, pede para não confiar na casuística e não toma posições claras sobre questões importantes. Quando as toma, como foi o caso da nota da Congregação para a Doutrina da Fé sobre a proibição de abençoar casais homossexuais, o Papa Francisco tende a atenuá-los, buscando uma síntese.

 

Para ser claro, impulsos desse tipo não acontecem apenas com o Papa Francisco. A partir do Concílio Vaticano II, elas sempre aconteceram.

 

Os exemplos são bem conhecidos:

 

• O Catecismo holandês, sobre o qual João Paulo II convocou até um Sínodo extraordinário.

• As pressões pela mudança doutrinária antes da Humanae Vitae, e depois, quando não houve mudança, contra a própria Humanae Vitae.

• A posição dos bispos alemães no início da década de 1990 para o acesso à comunhão para os divorciados recasados.

• A Iniciativa Pfarrer, “Iniciativa dos Párocos”, nasceu na Áustria durante o pontificado de Bento XVI.

 

Sejamos claros. Diz-se que o Concílio Vaticano II criou essas divisões. Não foi o Concílio. Em vez disso, foi a consciência de que a mídia poderia desempenhar um papel na opinião pública, que surgiu com o Concílio mais do que qualquer outra coisa por uma circunstância temporal, que se desenvolveu após o Concílio porque, então, a mídia havia se espalhado.

 

Na prática, com o Concílio Vaticano II, todos se conscientizam de que a pressão pode ser exercida através da mídia. A imprensa, ao mesmo tempo, começa a se perceber como uma forma de poder. Se a mídia é um “quarto poder”, como se diz desde a década de 1930, também pode ser uma quinta coluna na Igreja.

 

Feitos esses esclarecimentos, a iniciativa dos bispos belgas da região de Flandres parece ter sido redigida como uma tentativa de conciliar a nota da Congregação para a Doutrina da Fé e o posterior afastamento do Papa Francisco da nota - suposto desapego, porque o Papa Francisco fez apenas referências indiretas ao documento, mas nunca o desmentiu.

 

Os bispos de Flandres, portanto, produziram o documento “Proximidade pastoral com os homossexuais. Por uma Igreja hospitaleira que não exclui ninguém”. Neste documento, os bispos de Flandres estabelecem uma pastoral para os homossexuais dentro da pastoral familiar interdiocesana e definem o esboço de um momento de oração para apoiar o compromisso de amor e fidelidade de um casal homossexual.

 

O serviço pastoral envolve uma pessoa em tempo integral e pretende ser o início de uma rede que deve ter um representante em cada diocese. A oração faz parte do compromisso religioso para casais ou mesmo homossexuais solteiros. Faz parte de um percurso que também pode ser feito com as famílias. E o momento da oração é visivelmente cuidadoso para manter a diferença não apenas do rito, mas também das palavras individuais sobre o sacramento do matrimônio.

 

Não há bênção formal sobre o casal, nenhuma troca de consentimento entre os parceiros e nenhum sinal como anéis ou coroas. No entanto, é o primeiro exemplo de uma celebração comunitária com um casal homossexual no centro. Novamente, não há bênção formal, mas há uma oração de intercessão.

 

Em suma, a parte da oração foi tratada com certa astúcia para permanecer formalmente nas áreas do famoso responsum da Congregação para a Doutrina da Fé, que dizia que não, casais homossexuais não podiam ser abençoados.

 

Ao mesmo tempo, porém, o documento dos Bispos de Flandres tem algo de explosivo precisamente porque estabelece um serviço pastoral só para homossexuais, abrindo um precedente também para todas as dioceses da Bélgica. E este é talvez o ponto de contraste mais significativo.

 

Em 1986, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou um documento para a pastoral dos homossexuais. O documento condenava todos os atos de violência contra homossexuais. Ainda assim, destacou a importância de cuidar deles sem se desvincular do ensinamento da Igreja, porque a verdade está no centro de todo programa pastoral.

 

E o mesmo documento sublinhou: “Um autêntico programa pastoral ajudará os homossexuais em todos os níveis da vida espiritual: através dos sacramentos, e em particular através do uso frequente e sincero do sacramento da Reconciliação, através da oração, testemunho, conselho e Cuidado. Desta forma, toda a comunidade cristã pode reconhecer seu chamado para ajudar seus irmãos e irmãs sem iludi-los ou isolá-los”.

 

Sem exclusão, portanto. Além disso, a posição da Santa Sé sempre foi a de não definir as pessoas de acordo com sua sexualidade. Uma pessoa é uma pessoa, independentemente da orientação sexual. De fato, foi impressionante que em um documento do Sínodo de 2018 sobre a juventude, o termo LGBT foi explicitamente usado, o que a Igreja sempre considerou discriminatório.

 

Agora, designar uma pessoa em tempo integral para o cuidado pastoral de pessoas ou casais homossexuais não apenas aceita essa discriminação para a qual alguns podem ser mais iguais que outros, mas também corre o risco de aceitar implicitamente a ideia de uma família homossexual.

 

Por um lado, pode-se dizer que esta abordagem é genuinamente pastoral e adequada aos tempos. Por outro lado, porém, deve-se perceber que há um desvio da doutrina e prática da Igreja que corre o risco de se tornar uma lacuna significativa.

 

Em última análise, a técnica é fazer pequenas mudanças formalmente aceitas que levam a mudanças substanciais. Uma ladeira escorregadia para a mudança doutrinária, com um início lento. Decorre de uma postura intelectual robusta, com grande alcance na opinião pública. Então há uma reação. E então você continua com base nessa reação.

 

O problema deste pontificado é que a mesma técnica encontra terreno fértil nas decisões do Papa. Por exemplo, o mesmo bispo Bruno Forte, falando do Sínodo de 2015, do qual havia servido como secretário especial, disse que o Papa pressionou para introduzir novos temas com uma linguagem que escondia suas reais intenções.

 

O que falta, afinal, é a reação a posições intelectuais fortes. Até o momento da redação deste texto, não houve reações do Vaticano à decisão dos bispos de Flandres, o que teria servido para esclarecer as coisas.

 

Sobre o Sínodo alemão, o Papa escreveu no início uma carta, aquela a que se refere constantemente, mas evitou entrar no debate sinodal.

 

Sobre a questão dos casais homossexuais, o Papa deixou que o responsum fosse publicado, mas depois tomou posições diferentes em muitas declarações. Aliás, deve-se lembrar que o Papa Francisco, no entanto, confirmou, em 2016, a decisão de não admitir candidatos homossexuais ou candidatos com tendências homossexuais ao sacerdócio.

 

E novamente, sobre a comunhão para os divorciados recasados, o Papa deixou uma nota pedindo discernimento sem definir nada. O Papa Francisco defende que a casuística deve ser evitada. Aqui, porém, também falta a linha doutrinária porque não há definições precisas das questões.

 

Mais do que uma decisão pastoral, parece ser uma pastoralidade muito acentuada que permite criar divisões. Entendemos cada vez mais as dubia dos quatro cardeais na Amoris Laetitia, que agora caiu no esquecimento. Essas dubia evidenciaram um problema que ia além da Amoris Laetitia e sua interpretação. O problema era que a unidade da Igreja estava falhando.

 

No final, não há nada de novo sob o sol. No entanto, há um sentimento de que uma cisão está prestes a surgir dentro da Igreja Católica. Pode ser um problema grave.

 

Leia mais

 

  • Flandres e o Responsum: luzes e sombras. Artigo de Andrea Grillo
  • Bélgica: oração para os casais homossexuais
  • Bélgica, os bispos belgas abrem-se à bênção dos casais homossexuais
  • Celebrar relacionamentos gays na Igreja é, na verdade, bastante católico
  • James Martin: “A abordagem pastoral aos católicos LGTBIQ+ não é uma tendência, nem responde às 'pressões' da cultura, mas sim uma tarefa constitutiva da Igreja”
  • Cristãos homossexuais encontram o Papa Francisco: “Não somos mais filhos de um Deus menor”
  • Bênção de casais homossexuais e bem comum: as razões de uma antiga sabedoria. Artigo de Andrea Grillo
  • Prática pastoral sobre casais homossexuais ‘superou o ensino da Igreja’
  • Nota sobre declarações da Congregação para a Doutrina da Fé
  • Papa Francisco está “muito preocupado pelo dano causado” pela nota da Doutrina da Fé, e prepara um “gesto de amor” aos católicos LGBT
  • Doutrina da Fé volta a fechar a porta a qualquer benção para casais homossexuais

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