• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Como a Google quer dominar o setor da saúde

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

28 Junho 2022

 

Do acesso a dados por meio de relógios fitness até projetos para retardar o envelhecimento – a gigante de tecnologia Alphabet quer controlar (e transformar em lucro e exclusão) tudo o que as novas tecnologias podem fazer pela vida.

 

A reportagem é de Alessandra Monterastelli, publicada por Outras Palavras, 27-06-2022. 

 

Os cinco gigantes ocidentais da tecnologia – todos com sede nos EUA – já estão gastando bilhões de dólares em iniciativas sobre o setor da saúde. A Amazon mantém uma imensa farmácia on-line e seus serviços de telemedicina alcançam praticamente todos os pontos dos EUA; o smartwatch da Apple acumula dados de milhões de usuários; a Meta (dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp) oferece diversão fitness através de óculos de realidade virtual. Apesar das múltiplas iniciativas, uma em especial chama a atenção pela sua ambição.

 

A Alphabet, holding dona da Google, adquiriu cerca de 100 empresas entre 2019 e 2021 na área de ciências vitais e saúde –, mostra reportagem da a The Economist. Está em quinto lugar no Nature Index, que mede o impacto de empresas em artigos científicos – atrás apenas de quatro gigantes farmacêuticas.

 

Os investimentos dividem-se em quatro focos principais: aparelhos que, usados junto ao corpo, transmitem informações (wearables), captura de dados sobre Saúde, inteligência artificial relacionada à atividade e, por fim, a ambição de estender a longevidade humana – para quem puder pagar os preços cobrados pela corporação, é claro. A Alphabet entrou no setor em 2019, com a aquisição da Fitbit – que produz aparelhos de monitoramento da saúde. Entre os produtos, está um sensor que aponta as mudanças na frequência cardíaca, em busca de irregularidades que podem levar a derrames e insuficiência cardíaca e que acaba de ser aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. Mas a empresa dá sinais de que quer produtos que influenciam a prática da medicina, e não apenas que sirvam para as horas de lazer.

 

 

Nesse sentido, os projetos de Inteligência Artificial– e de captura de dados – estão começando a produzir resultados para a Alphabet. A partir de 2016, a DeepMind, uma empresa britânica comprada pelo Google em 2014, usou dados do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido para criar ferramentas de diagnóstico – no caso, treinando um algoritmo para detectar doenças da retina.

 

Por fim, retardar (ou bloquear completamente) o processo de envelhecimento aparece como um dos projetos mais ambiciosos – e distópicos – da Alphabet. A ideia da corporação é que o envelhecimento não seja visto como um aspecto imutável da vida, mas como uma condição que pode ser manejada a partir de produtos desenvolvidos e vendidos por ela. A partir dessa premissa surgiu a Calico, outra subsidiária da Google, destinada a investigar doenças relacionadas à idade – e que já tem um acordo de 2,5 bilhões de dólares com a farmacêutica AbbVie. Outra subsidiária da Alphabet, a Verily, está trabalhando com a L’Oréal, uma gigante francesa da beleza, para entender melhor como o envelhecimento afeta a biologia da pele e criar novos produtos; além de trabalhar com cosméticos, a empresa oferece diagnósticos.

 

Especialistas já mostraram preocupação diante da expansão da Alphabet sobre a saúde. Na Europa, alguns governos proibiram a Fitbit de favorecer o sistema operacional da Google ou de usar dados do usuário para vender propagandas, além de advertir sobre as violações de privacidade – especialmente sensíveis por se tratar de informações médicas. Em maio foi aberta uma ação coletiva contra a DeepMind por uso indevido de dados de pacientes do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido; a empresa não se manifestou publicamente sobre o caso. Mas o caso da Alphabet comprova que o acesso indiscriminado a dados íntimos e vitais para o lucro de gigantes da tecnologia – em nome do desenvolvimento de tecnologias para a saúde – já é uma realidade.

 

Leia mais

 

  • Cidadania vigiada. A hipertrofia do medo e os dispositivos de controle. Revista IHU On-Line, Nº. 495
  • Sociabilidade 2.0 Relações humanas nas redes digitais. Revista IHU On-Line, Nº. 502
  • A ‘uberização’ e as encruzilhadas do mundo do trabalho. Revista IHU On-Line, Nº. 503
  • Bioética e biopolítica na perspectiva hermenêutica: uma ética do cuidado da vida. Artigo de Jesús Conill Sancho. Cadernos IHU ideias, Nº. 231
  • Homo Deus e a grande revolução algorítmica no século XXI. Revista IHU On-Line, Nº 516
  • Morte. Uma experiência cada vez mais hermética e pasteurizada. Revista IHU On-Line Nº 496
  • Os desafios de uma tecnologia que sirva ao humano e não que se sirva dele. Entrevista especial com Carlos Augusto Grabois Gadelha
  • Os monopólios digitais e a espiral da vigilância comercializada. Entrevista especial com Jonas Valente
  • “A inteligência artificial está se tornando senciente”, avisa engenheiro do Google. E Big G o suspende
  • A telemedicina e a relação entre médico e paciente
  • O envelhecimento populacional e os robôs 
  • A busca do Vale do Silício pela vida eterna
  • Uma janela sobre a imortalidade. As células-tronco têm 20 anos
  • Saúde e tecnologia. A busca da imortalidade. Entrevista especial com Luis David Castiel
  • Google revela projeto de saúde secreto após acusações de recolher dados médicos sem autorização
  • Google, Facebook... Amazon: regulação ou concentração monopolista
  • “O problema é que damos todo o poder para plataformas como Google e Facebook”
  • Como o Google ganha dinheiro?

Notícias relacionadas

  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Os algoritmos e a política. Nem bons ou ruins, os algoritmos também não são neutros. Entrevista especial com André Pasti e Marina Pita

    LER MAIS
  • Plano de Saúde Acessível ou o desmonte do SUS?

    "A proposta colocada por Barros é ilegítima e inconstitucional, pois não respeita o artigo 196 da CF que, de forma, muito cla[...]

    LER MAIS
  • A saúde e o saneamento frente ao anúncio de corte de gastos

    Situação do SUS é debatida em evento da série “Balanço das Políticas Sociais no Brasil”. O texto é de Luiz Sugimoto, p[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados