• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O erótico da cruz

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

02 Março 2021

"Ali, naquele ato de entrega, Ele se dá todo e, em cada Eucaristia, nós continuamos comendo e bebendo daquele corpo erótico que nos inflama deste mesmo desejo que nos faz estar com os outros", escreve Ademir Guedes Azevedo, padre, missionário passionista e mestre em teologia fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma.

Eis o artigo.

A influência do éros grego é nítida em nossa cultura ocidental não apenas como elemento inerente à condição humana, mas também como fator que condiciona a qualidade de nossas relações. O eros, como força vital do desejo, impulsiona a uma saída de si rumo ao encontro de um "tu" que completa e preenche o vazio do ser humano. Eros é desejo ardente pelos belos corpos, como insistiam os gregos, e remédio que cura nossa dor de solidão. Todo ser humano deseja estar com um outro para preencher-se e realizar seu projeto de vida.

Em plena pandemia foi nítida a agonia do eros. Confinados em nossas casas, sentimos na alma a dor oriunda da separação e do distanciamento daqueles que amamos. O resultado foi a exploração das doenças da mente, como a depressão. Nossa energia erótica torna-se salutar sempre que estamos ao lado daqueles que desejamos. O eros completa nossa existência vazia e solitária, dando-nos aqueles momentos de alegria que nascem da convivialidade, pois ninguém deve ser condenado a viver sozinho e isolado da comunidade humana. Enquanto houver pandemias, infelizmente, nossa energia erótica estará enferma, clamando por libertação, ou seja, gritando em nosso interior por momentos de presença e de toques humanos.

A nível teológico, dirá Bento XVI em sua primeira Encíclica, Deus caritas est, que uma das novidades da fé cristã é o próprio Deus desejar encontrar-se com a humanidade. O Pai, possuído pelo éros, envia o Filho para que o mundo experimente aquele amor que as três pessoas divinas desfrutavam no interior da Trindade imanente. Assim, o Papa Bento recordava a toda a Igreja que Deus conhece não só ágape, mas também eros, presente desde as origens em suas entranhas maternas. Todavia, a revelação divina em Jesus faz novas todas as coisas, inclusive no que toca a natureza da energia erótica. Jesus de Nazaré usou o seu eros para desejar estar com os preferidos de Deus, aqueles corpos feios e descartados da sociedade: pobres, coxos, surdos, cegos, leprosos, etc. O Filho sente-se atraído por eles, por isso subverte a lógica do desejo erótico grego, onde o corpo do outro servia meramente para satisfazer relações sexuais momentâneas. A energia erótica de Jesus deseja o corpo do outro para ungi-lo com o óleo da compaixão e do cuidado, como bem se vê na parábola do bom samaritano.

O ser erótico de Jesus o conduz, como prova máxima de seu desejo pelos corpos esquecidos, até a cruz. Sim, vê-se já naquele último ato comensal que precede o seu calvário a agitação do seu éros quando ele se dirige aos discípulos: “Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco antes de sofrer” (Lc 22,15). Ali, naquele ato de entrega, Ele se dá todo e, em cada Eucaristia, nós continuamos comendo e bebendo daquele corpo erótico que nos inflama deste mesmo desejo que nos faz estar com os outros.

No entanto, não é ainda naquela ceia derradeira que vemos a explosão do ser erótico de Jesus, mas sim na sua cruz. Nela, o eros liberta-se completamente de sua agonia, ou seja, leva à plenitude o desejo de estar com o outro. Como assim? Na cruz tem-se um corpo de um homem despido. Desprovido da beleza exterior, tão cara aos gregos, vê-se um jovem suspenso num madeiro. Todavia, e aqui reside a novidade daquele eros crucificado, um corpo feio e desprezível atrai todos a si, pois ele mesmo havia dito: “Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32).

Com o corpo flagelado de Jesus, a cruz banha-se de eros. Na cruz está uma beleza diferente, pois há um corpo que se torna estranho aos nossos olhos, mas é só assim que pode ser solidário conosco. Um corpo feio por fora, mas belo por dentro. O eros da cruz está nas entranhas de um crucificado que inverteu a lógica do desejo corrente: não mais a atração pelos belos corpos, mas a entrega em favor das vidas crucificadas; revela-se um Deus que deseja estar ao nosso lado, sobretudo quando estamos com a cruz sobre os ombros. O elemento erótico da cruz traz uma boa notícia a todos: Deus só pode ser Deus se se importa com a cruz que aniquila a beleza de nossos corpos. Exatamente aqui está o Deus que nos ama.

Leia mais

  • Bíblia, eros e família. O discurso do cardeal Walter Kasper no consistório
  • Bíblia: entre sangue, violência, eros e arte. Artigo de Gianfranco Ravasi
  • O ser erótico de Jesus
  • Experiência erótica na vida cristã
  • ''Na cruz de Cristo, está todo o amor de Deus, está a sua imensa misericórdia''
  • Quando Jesus na cruz disse sete palavras
  • Uma cruz de Amor!
  • Na vida de Jesus, a cruz revela seu sentido
  • Bom Samaritano (Lc 10,25-37): estudo literário
  • Contexto histórico da Parábola do Bom Samaritano ( Lc 10,25-37)
  • O papa Bento XVI não perdeu sua voz, diz o arcebispo Gänswein
  • “Bento XVI é um pensador moderno”. Entrevista com Peter Seewald
  • A quarta encíclica de Bento XVI, sobre a fé, será publicada no começo de 2013

Notícias relacionadas

  • Uma cruz de Amor!

    LER MAIS
  • A vida mais forte que a morte

    LER MAIS
  • Poderemos ver e sentir o amor de Deus nesse homem torturado na cruz?

    A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3,14-21 que corresponde ao Domingo 4º d[...]

    LER MAIS
  • Padres querem a expulsão dos quatro bispos que ''blindaram'' Karadima

    "Os bispos chilenos Andrés Arteaga (auxiliar de Santiago), Juan Barros (Castrense), Tomislav Koljatic (Linares) e Horacio Valenzu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados