• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Militantes podem ser condenadas a dois anos de prisão por pintarem auréola LGBT em santa na Polônia

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

05 Novembro 2020

Começou nessa quarta-feira (4) na Polônia o processo de três militantes que pintaram um arco-íris em volta da imagem de uma Nossa Senhora. A imagem, criada para chamar a atenção sobre a repressão contra a comunidade LGBT no país, foi considerada uma blasfêmia. ONGs de direitos humanos contestam o processo.

A reportagem é publicada por Radio França Internacional - RFI, 04-11-2020.

As imagens que provocam polêmica nesse país europeu de forte influência católica foram vistas pela primeira vez no final de abril, coladas em lixeiras e muros na cidade de Plock, no centro da Polônia. Os cartazes mostram a virgem de Czestochowa, uma santa venerada pelos poloneses, cercada por uma auréola nas cores do arco-íris, símbolo da luta LGBTQIA+.

A autora da montagem, Elżbieta Podlesna, 51 anos, foi rapidamente identificada pela polícia, que encontrou em seu computador dezenas de imagens similares, nas quais a virgem e Jesus aparecem com auréolas coloridas. A ativista, e duas colegas envolvidas na ação, Anna e Joanna, são acusadas de “ofensa às crenças religiosas” e podem ser condenadas a até dois anos de prisão.

Desde que Elżbieta foi detida em abril, houve vários protestos exigindo sua liberdade. Em agosto, durante a primeira parada gay realizada em Plock, ativistas LGBT desfilaram carregando cartazes com a polêmica imagem da virgem.

 

police arrested a 51 years old woman in Poland on suspicion of offending religious sentiment, after she spread posters bearing an image of the Virgin Mary with her halo painted in the colours of the rainbow flag. “Offending religious feelings” is a crime in #Poland. pic.twitter.com/LZs5DJNidX

— inna shevchenko (@femeninna) May 7, 2019

 

Liberdade de expressão

Esta semana, com o início do processo, a Anistia Internacional divulgou um comunicado pedindo que as acusações sejam retiradas. Segundo a ONG, mais de 140 mil pessoas já aderiram a uma campanha internacional para pedir que o processo seja anulado.

“Diante da ausência de elementos que provem qualquer tipo de infração nesse caso, é claro que essas três mulheres estão sendo julgadas em razão de sua militância pacífica”, declarou Catrinel Motoc, responsável pela campanha da Anistia na Europa. “O fato de possuir, criar ou distribuir cartazes como esses, que representam a Virgem com uma auréola nas cores do arco-íris, não deveria constituir uma infração penal e é protegido pelo direito à liberdade de expressão”, continua. Segundo a representante da ONG, as autoridades polonesas devem abandonar as acusações e modificar a legislação sobre as liberdades individuais no país.

As organizações ILGA-Europe, Freemuse, Campaign Against Homophobia e Front Line Defenders também se uniram à iniciativa da Anistia e pedem que as três militantes não sejam julgadas, assediadas ou vítimas de represálias da parte das autoridades.

Homofobia na Polônia

Dirigida por um governo ultraconservador, a Polônia vem sendo alvo de críticas frequentes em razão de suas políticas consideradas discriminatórias. O presidente polonês, Andrzej Duda, que se reelegeu em julho em votação apertada, defende abertamente uma plataforma homofóbica, com discurso que inclui afirmações como a de que os direitos LGBTQIA+ são uma "ideologia pior do que o comunismo".

Vários militantes já foram detidos no país, manifestações como a parada gay são reprimidas e as associações de defesa da comunidade no país vêm sendo perseguidas. Cartazes indicando zonas “sem LGBT” (LGBT-free zones) foram colados em algumas regiões, provocando indignação.

Em sinal de represália, em julho deste ano a União Europeia anunciou que iria retirar algumas cidades polonesas de seu programa de ajuda financeira. No entanto, os militantes pedem maior mobilização da comunidade internacional.

 

Leia mais

  • O grotesco documento dos bispos poloneses para “ajudar a curar” as pessoas LGBT+
  • Polônia, protestos contra o bispo de Cracóvia: "LGBT nova peste". A Conferência Episcopal: respeito pelos gays, mas não pode levar à aceitação da ideologia
  • “Queremos nossa igreja de volta”. O protesto dos católicos poloneses
  • Homofobia. Os clericais que amam Duda invocam a liberdade de fogueira contra os “sodomitas”
  • União civil de homossexuais. A coragem de Francisco que estimula o debate e coloca a Igreja diante das realidades do mundo. Entrevista especial com Lucas Paiva
  • A "virada histórica" do Papa nas uniões civis é apenas o ponto de partida
  • A última afirmação do Papa sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo é saudada como um progresso pela comunidade LGBT
  • As palavras do Papa sobre a união civil significam muito, mas os católicos LGBT merecem mais
  • Papa Francisco, uniões civis e o reconhecimento da intimidade. Artigo de Andrea Grillo
  • “Uniões civis para casais homossexuais? Sou leal ao papa, mas ele não está acima da palavra de Deus.” Entrevista com Gerhard Ludwig Müller
  • Apoio do papa a uniões gays não é uma surpresa, mas é muito significativo. Artigo de James Alison
  • O papa e a união homoafetiva
  • Igreja e homossexuais: que acolhimento?

Notícias relacionadas

  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Vice-presidente Joe Biden, católico, oficializa casamento homoafetivo

    O vice-presidente Joe Biden, católico, oficializou o casamento homoafetivo esta semana, no mesmo momento em que os debates na pol[...]

    LER MAIS
  • Contextualizando os comentários sobre “ideologia de gênero” do Papa Francisco

    "Especificamente podemos ouvir mais de perto a afirmação de Francisco de que os países ricos estão injustamente empurrando goe[...]

    LER MAIS
  • Político californiano admite derrota a líderes religiosos em ações judiciais contra LGBTs

    O senador estadual democrata Ricardo Lara, de Bell Gardens, Califórnia, decidiu retirar alguns dispositivos em seu projeto de lei[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados