Elon Musk apresenta o primeiro porco com um pequeno computador no cérebro

Elon Musk usou um porco para realizar uma demonstração ao vivo de como o chip da Neuralink funcionaria no cérebro humano. | Foto: Youtube/Reprodução

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

02 Setembro 2020

O bilionário Elon Musk apresentou o primeiro animal com um de seus implantes neurais, que acredita que em breve poderão ser usados por seres humanos.

A reportagem é publicada por PijamaSurf, 30-08-2020. A tradução é do Cepat.

Segundo Musk, a porca Gertrude está há dois meses com o chip desenvolvido por sua companhia Neuralink. Este pequeno computador permitiria, de acordo com Musk, criar uma interface entre o cérebro e o computador e ajudar a pessoas com paralisia e outros problemas a se comunicar ou realizar certas atividades.

O aparelho, que conta com a capacidade de estimular certas áreas do cérebro, inclusive poderia tratar problemas como o mal de Parkinson, ou ajudar no tratamento de problemas motores. No entanto, alguns críticos destacam que, como já é hábito, Musk é muito otimista. Um otimismo que, por outro lado, não lhe pagou mal, já que é o quarto homem mais rico do mundo.

Os críticos acreditam que esta tecnologia ainda precisará superar a questão essencial de conseguir interpretar os sinais do complexo cérebro humano. Decodificar sinais, como uma intenção de movimento, não é algo simples e não há garantia de que a tecnologia consiga fazer isso em breve.

Musk também apresentou outro porco que teve o chip e agora não mais e que está sadio. Como algumas pessoas observaram, estes são os dois primeiros porcos cyberpunk.

Para além das intenções altruístas, o projeto de Musk tem o objetivo de aumentar a inteligência do ser humano, estimulando mecanicamente o cérebro. Segundo Musk, com isto pretende combater o perigo da inteligência artificial com um contrapeso humano. Ainda que se possa colocar em dúvida se o que fala é algo propriamente humano, talvez seja muito mais um híbrido.

 

Leia mais