• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cultura cristã está em declínio acentuado, especialmente entre os mais jovens, revela pesquisa

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

17 Agosto 2020

As pessoas com mais de 50 anos retêm alguns dos conhecimentos ou práticas dessa cultura, mas a diminuição é drástica entre aqueles que têm menos de 35 anos, de acordo com uma pesquisa do Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP).

A reportagem é de Abel Mestre, publicada por Le Monde, 15-08-2020. A tradução da versão italiana é de Moisés Sbardelotto.

Uma erosão, mas também uma persistência. Esse é o resultado ambivalente da investigação do IFOP para o jornal Le Monde sobre os franceses e a cultura cristã (majoritariamente católica na França).

Realizada com 1.009 pessoas com um questionário autoaplicável, de acordo com o método das cotas, essa pesquisa retoma as mesmas perguntas daquela realizada em 1988. Uma distância de 32 anos que permite medir até que ponto a cultura cristã mudou na população francesa.

“Vê-se que essa cultura se mantém, mas que, ao mesmo tempo, existem enormes lacunas, particularmente entre os jovens. Isso levanta o problema da transmissão, mesmo entre os praticantes”, observa Jérôme Fourquet, que dirige o departamento de opinião do IFOP.

Sobre vários assuntos – que parecem básicos – a proporção de pesquisados que não responderam, por exemplo, é impressionante.

Um dos pilares da cultura cristã continua sendo o conhecimento das orações mais importantes: 56% das pessoas interrogadas conhecem o Pai-Nosso, e 46%, a Ave-Maria. Há 32 anos, esses percentuais eram de 67% e 61%.

O conhecimento sobre as festas do Natal e da Páscoa permanece estável. Quanto à Assunção, os entrevistados sabem a data do dia 15 de agosto, mas muitos se esqueceram do significado dessa festa. O distanciamento é mais evidente no que diz respeito a Pentecostes: apenas 13% das pessoas interrogadas sabem dizer o seu significado. Pior: 62% dos católicos não se pronunciaram.

O sinal da regressão da cultura cristã também pode ser visto na posse de objetos. São muito menos os franceses que têm em sua casa um crucifixo ou um terço, uma estátua de Nossa Senhora ou um ramo de oliveira abençoado.

De acordo com Fourquet, essa é a prova de um refluxo geral, e isso também na intimidade e entre os praticantes. “A cultura cristã continua sendo uma ilha no arquipélago, mas está em declínio”, resume o autor de “L’Archipel français” (Seuil, 2019).

Esse estudo também mostra uma grande diferença entre aqueles que têm mais de 50 anos e os mais jovens. Para as pessoas mais velhas, os resultados são mais ou menos os mesmos de 1988. Em vez disso, os conhecimentos e a permanência da cultura cristã entre os jovens são cada vez menos significativos.

Por exemplo, 26% dos que têm menos de 35 anos sabem o significado da Ascensão, em comparação com 44% dos que têm mais de 50 anos. Entre os mais novos, 5% têm um missal, em comparação com os 30% mais velhos.

Essa perda de cultura e de memória pode ser explicada por uma conjunção de fenômenos que transformaram profundamente a sociedade. “Há um fenômeno global de secularização da sociedade. Para muitos, o conhecimento dessa cultura não é mais de grande interesse. Tornou-se uma língua estrangeira, até desconhecida, para uma grande parte das gerações mais jovens”, afirma Jérôme Fourquet. “Também há pouco ensino de cultura religiosa nas escolas públicas. Assim, o nível de conhecimento desses temas também depende muito do nível de estudo.”

Também se poderia pensar que os movimentos de oposição às leis da bioética ou dos direitos sociais, como o casamento para todos ou a extensão da procriação medicamente assistida, dariam um novo impulso à ala cristã (católica) menos progressista. Mas não foi assim.

“Esses fiéis têm a impressão de pertencer a um grupo de pouca importância. Estão cientes de que, apesar da sua oposição, leis contrárias às suas convicções foram aprovadas”, lembra Jérôme Fourquet. Em suma, uma espécie de constatação da derrota.

O catolicismo, a principal religião, por exemplo, é a mais afetada pelo fenômeno do afastamento como população. Ela sofre com a competição do culto evangélico, cujos praticantes são cada vez mais numerosos, mas também do Islã. “O culto católico é cada vez menos notado, mesmo entre os mais religiosos. Ao mesmo tempo, religiões como o Islã estão se espalhando e se estruturando”, confirma Fourquet.

 

Leia mais

  • Transição Religiosa – Católicos abaixo de 50% até 2022 e abaixo do percentual de evangélicos até 2032
  • Estatísticas religiosas
  • A transição religiosa no mundo no século XXI
  • Número de espanhóis que se identificam como católicos e frequência à missa cai para o nível mais baixo
  • Uma queda na participação religiosa entre jovens católicos
  • Alemanha: dados negativos para a Igreja Católica
  • Igreja alemã: o trauma dos abandonos
  • Alemanha: queda no número de católicos causa preocupação
  • Bélgica: Igreja Católica em declínio
  • Argentina. Cai o número de católicos
  • EUA. Há mais pessoas deixando a religião católica do que qualquer outra
  • E se alguns preferissem “algo diferente” da missa?
  • América Latina. Catolicismo em queda livre?
  • Novo estudo busca saber por que os jovens adultos deixam a Igreja
  • Por que os jovens cristãos abandonam as Igrejas
  • O que querem os jovens católicos? As respostas podem surpreender
  • Uma queda na participação religiosa entre jovens católicos
  • Millennials progressistas oferecem à Igreja muitas esperanças e promessas

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Bispo é preso entre manifestantes que tentavam ocupar uma igreja em Nova York

    A três meses do início de seus protestos contra o sistema financeiro norte-americano, centenas de manifestantes saíram às ru[...]

    LER MAIS
  • @Pontifex e os sacros tuítes: As redes sociais digitais segundo Bento XVI

    A mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança os desafios do papa à própria Igreja com rela[...]

    LER MAIS
  • ''A fé pode dar à razão a coragem de pensar''

    O desafio para a filosofia atual é ter mais audácia. É preciso não se deter na superfície. É preciso colocar os problemas fu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados