• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Em sua “evolução” humana, Romero é um santo para o nosso tempo

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Março 2020

Muito antes de ser canonizado, Romero era para muitos um santo por aclamação. Ele era santo não por causa de alguma conexão sobrenatural ou por reivindicações de milagres, nem mesmo por martírio, embora essa fosse a realidade. Ele era santo por elevar o Evangelho como uma base para se opor à atividade de um Estado esmagadoramente católico.

A reportagem é publicada por National Catholic Reporter, 26-03-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O problema de ser canonizado é que a santa designação tende a obscurecer imediatamente a humanidade do santo, a realidade comum de carne e osso que respondeu ao chamado a atos extraordinários de amor.

É uma tendência a se resistir a todo o custo ao comemorar o 40º aniversário do assassinato de São Óscar Romero, arcebispo de El Salvador. Não foi o momento da sua morte que o definiu como um santo – dezenas de padres e religiosos, como sabemos, morreram nas mãos de esquadrões da morte assassinos em El Salvador –, mas sim a vida e o testemunho que o colocaram, enquanto ele celebrava a missa, na mira de um assassino.

Chris Herlinger, correspondente internacional do Global Sisters Report, faz estas convincentes perguntas em sua recente reportagem de El Salvador: “Qual Oscar Romero está sendo homenageado? O Santo? O humilde padre? O católico martirizado? Um homem sepultado na história em um tempo e em um lugar específicos, ou um exemplo vivo para um país que ainda lida com o legado e os efeitos de uma guerra civil de décadas?”.

A resposta, é claro, envolve todas as opções acima. Romero não é divisível por tema, ou função, ou por um único período de vida. Foi o jovem sacerdote humilde – e, de acordo com aqueles que o conheceram, às vezes nem tão humilde e muito exigente –, um pregador já formado, que se tornou bispo e depois arcebispo.

Foi a consciência gradualmente despertada de um clérigo – atuando em uma cultura eclesial profundamente dividida dentro de um país profundamente dividido – que alimentou a sua análise e a sua resistência afiadas ao status quo.

Como escreveu o jornalista e antigo residente de El Salvador Gene Palumbo, em 2018, a transformação de Romero não foi, como muitas vezes retratada, uma reação repentina ao assassinato de um amigo padre, o jesuíta Rutilio Grande. Ao invés disso, ela ocorreu durante o seu tempo como bispo em uma área rural longe da capital, anos antes do Pe. Grande ser assassinado.

Desconhecido para muitos, até mesmo para quem o conhecia, escreveu Palumbo, “Romero mudou durante uma estadia prolongada, em meados dos anos 1970, longe da capital. No início dos anos 1970, como bispo auxiliar em San Salvador, ele era visto como altamente conservador. Esse foi o período em que ele despertou a ira dos padres, que ficaram muito incomodados com a notícia da sua nomeação como arcebispo. Mas, em 1974, ele foi nomeado bispo da diocese rural de Santiago de María. Lá, ele se aproximou dos agricultores e das catequistas que eram alvos dos militares. O que ele viu o levou a uma grande mudança de perspectiva”.

O próprio Romero descreveu a transformação como uma “evolução”.

Imagine o terrível medo com o qual Romero viveu durante anos, enquanto abordava a atividade assassina de ambos os lados das divisões militar e política à medida que a guerra civil salvadorenha progredia. Imagine o terror que ele teve que superar diariamente diante de cada decisão de enfrentar a insidiosa opressão do governo e a atividade dos notórios esquadrões da morte.

Em seu próprio país, a imprensa o rotulou de comunista. Ao norte, o poderoso governo dos EUA fornecia equipamentos aos militares e treinava tropas que, no fim, seriam acusadas de graves violações dos direitos humanos, geralmente contra a população civil.

É bem conhecido o registro de seus sermões e as corajosas transmissões de rádio reprimindo a violência e a repressão, particularmente a transmissão dirigida às forças de segurança do país no dia anterior ao assassinato. Mas ele foi, acima de tudo, um pastor.

O profeta, neste caso, também se dedicava à instituição. O diário que ele manteve durante dois dos seus três anos como arcebispo é um registro extraordinário do fio dourado do seu cotidiano. Sua última anotação no diário, no dia 20 de março de 1980, quatro dias antes da sua morte, foi o relato de um dia de reuniões sobre questões orçamentárias e de pessoal, uma reunião e eleições da Cúria, discussões de questões envolvendo a burocracia diocesana, com um desejo de uma maior unidade da Igreja que perpassava tudo isso.

No fim das quase duas páginas do ditado gravado, seus pensamentos voltam novamente a “esta situação que me preocupa em relação à situação financeira e à administração da nossa arquidiocese”.

Muito antes de ser canonizado, Romero era para muitos um santo por aclamação. Ele era santo não por causa de alguma conexão sobrenatural ou por reivindicações de milagres, nem mesmo por martírio, embora essa fosse a realidade.

Ele era santo por elevar o Evangelho como uma base para se opor à atividade de um Estado esmagadoramente católico. Ele resgatou o catolicismo do seu papel como um suporte que conferia respeitabilidade ao poder e à riqueza. Ele o recolocou em seu papel apropriado como uma expressão da fé em um Deus de misericórdia e em um Cristo que habita com os humildes. Um santo apropriado, em toda a sua “evolução” humana, para o nosso tempo.

 

Leia mais

  • A saúde sem missa
  • Lembrança de são Oscar Arnulfo Romero. Um homem rico de verdade. Artigo de Jon Sobrino
  • São Romero, um mártir da América Latina
  • Gustavo Gutiérrez defende que se declare São Romero ''doutor da Igreja''
  • Francisco pede que bispos latino-americanos imitem São Romero
  • Solenidade de Ação de Graças pela Canonização de São Oscar Romero na Abadia de Westminster
  • El Salvador. Agora também a igreja pede perdão a Oscar Romero
  • Depois de Romero ser declarado santo, salvadorenhos miram em Rutilio Grande
  • Santo Oscar Romero, o martírio da fé pela opressão politiqueira
  • “Para canonizar Romero, Francisco teve a coragem de ir contra o que os Papas anteriores haviam dito”, afirma Jon Sobrino
  • Oscar Romero, santo na consciência latino-americana desde 1980
  • Oscar Romero e Paulo VI. Santos ousados para tempos de desespero. Editorial de National Catholic Reporter
  • El Salvador celebra seu primeiro santo
  • Dom Oscar Romero e sua canonização para a América Latina

Notícias relacionadas

  • Padre Cícero: o santo dos nordestinos pobres. Entrevista especial com Antônio Mendes da Costa Braga

    LER MAIS
  • Rick Santorum, o primeiro católico evangélico

    Pela primeira vez nos EUA, um candidato católico como Santorum reúne o voto evangelical melhor do que os próprios evangélicos.[...]

    LER MAIS
  • O Evangelho segundo o republicano Rick Santorum

    Deus, pátria e família são os cavalos de batalha da estrela emergente na corrida para a nomeação republicana para a Casa Bran[...]

    LER MAIS
  • Comunidade de Santo Egídio em liberdade condicional

    A Secretaria de Estado autoriza a revista La Civiltà Cattolica a publicar um artigo elogiando a Comunidade. Mas com inúmeros cor[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados