• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Breves do Facebook

Foto: Walter A Aue - Flickr

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

08 Março 2019

Silvio Pedrosa

A pior piada que o José de Abreu poderia fazer é aquela que ele já está fazendo. Desde o início dessa palhaçada eu já li mil e uma críticas a ele enquanto militante, sua defesa cega do neodesenvolvimentismo anti-indígena, ecocida, da repressão policial a qualquer protesto quando o Partido dos Trabalhadores governava o Brasil, sua aversão a toda e qualquer oposição a esses mesmos governos (fato que alguns militantes e quadros do PSOL parecem desconhecer ou ter esquecido), entre muitas outras coisas. Mas nada disso se sobrepõe à própria ridicularização da situação venezuelana, como se não houvesse razões por lá para exercer o direito de resistir à tirania de um governo autoritário que reprime, tortura, assassina e faz desaparecer. Hoje o corpo de Alí Domínguez, jornalista e dissidente do chavismo, foi encontrado, uma semana após seu desaparecimento. Ele havia denunciando ameaças de membros do governo e a Polícia Nacional Bolivariana não aceitou sequer investigar sua morte. Essa é a realidade da política venezuelana sob o madurismo que virou piada dentro da esquerda brasileira.

 

Adriano Pilatti

No último dia útil antes do carnaval (dias antes de difundir pornografia a pretexto de critica-la), a figura constrangedora que responde pela Presidência da República editou a Medida Provisória nº 873, um requinte de perversidade. Entre outras maldades, a MP 873 acaba com o desconto em folha das contribuições sindicais (hoje voluntárias) de trabalhadores dos setores público e privado, permitindo seu pagamento apenas por meio de boleto bancário.

A depredada CLT impunha aos empregadores, desde a primeira metade do século passado, o ônus de realizar o desconto em folha e repassar os valores às instituições sindicais. Os estatutos de servidores, idem. Esse ônus, levíssimo, é/era garantia de uma comodidade importante para o(a) trabalhador(a) e seu sindicato. Pagar boleto é uma daquelas pequenas ocupações que, somadas, vão nos tomando todo o tempo "livre", minguado para trabalhadores em geral. É mais uma chateação, dá trabalho e, para os pequenos, exige enfrentar filas, o mal cotidiano supremo.

Quando a contribuição sindical se tornou facultativa, no desgoverno do clown anterior, dizia-se que era para assegurar a liberdade individual do trabalhador, e prestigiar as entidades legítimas. Agora se quer dificultar o exercício da liberdade do trabalhador que deseja contribuir para a entidade que reconhece como legítima. Daqui a pouco vão querer proibir que o trabalhador contribua.

O que parece apenas uma sacanagenzinha medíocre, mesquinharia típica de mentes ordinárias (e também não deixa de ser), na verdade é uma paulada no financiamento das instituições sindicais laborais. Exatamente no momento em que essas entidades precisam dessa injeção de recursos para custear a mobilização necessária para defender os direitos dos trabalhadores que representam, contribuintes da Previdência Social, no processo de deliberação sobre a "reforma" proposta pelo mesmo "governo".

É um caso típico de "desvio de finalidade", de abuso de poder legislativo. O presidente exercita sua competência normativa, não para tratar de assunto de relevante e urgente interesse público (requisitos constitucionais para edição de MP, ver CF, art. 62), mas sim para enfraquecer materialmente o polo de oposição a uma proposta que apresentou e prioriza. Não há relevância, não há urgência, não há interesse público: é vandalismo puro. O que se quer é sufocar financeiramente o movimento sindical.

00 queira ou não, as entidades sindicais dos trabalhadores são instituições sociais constitucionalmente reconhecidas, com missões constitucionalmente atribuídas, têm direito à existência e à proteção contra sabotagens do Estado e do Capital (v. CF, artigos 1º, inciso IV; 8º, incisos I, III e VIII; 10; 103, IX, entre outros). Pelo que se noticia agora, nem os capangas congressuais do desgoverno aceitam que essa sabotagem subsista, mas convém berrar logo, pois o tempo corre contra as entidades sindicais e os trabalhadores. A MP 873 precisa ser rejeitada liminarmente.

 

Gustavo Gindre

Sem querer bancar leninista chato, há evidentemente uma crise de lideranças na esquerda brasileira, incapaz de capitanear essa crescente onda de insatisfação.

A popularidade do presidente é baixa, a mídia bate nele (inclusive os veículos de direita), o grito do carnaval é mandando Bolsonaro tomar no cu e a Mangueira vence dessa forma linda.

Falta, contudo, uma esquerda capaz de assumir a liderança desse processo sem medo de cumprir seu papel histórico.

 

Silvio Pedrosa

O fenômeno mais curioso do carnaval nas redes sociais é a galera que descobre todo ano que, no Brasil, o crime (em suas diversas modalidades) financia diversas atividades. Eles sabem que o crime financia até mesmo a política, mas ficam ultrajados quando o dinheiro garante felicidade a gente pobre. É um fenômeno fascinante, mas tem nome antigo: espírito de porco.


Notícias relacionadas

  • Breves do Facebook

    Gustavo Tupinambá A melhor charge dos últimos tempos publicada, mais uma vez. Jelson Oliveira "Que ritos expiatórios, que [...]

    LER MAIS
  • Breves do Facebook

    André Vallias Mauro Lopes Mais uma noite de repressão violenta em São Paulo, Porto Alegre e Salvador. E Temer teria assin[...]

    LER MAIS
  • Breves do Facebook

    Adriano Pilatti Os chefes da pelegada querem tanto diretas-já quanto Tancredo as queria em 1984, quando pedia diretas nos palanq[...]

    LER MAIS
  • Breves do Facebook

    Rudá Guedes Ricci Paulista Cesar Benjamin Matéria da Época: "'No mundo, sobra dinheiro. No Brasil, há muito que vender.' [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados