• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Caravana. Tijuana, estação final para migrantes centro-americanos?

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Novembro 2018

A caravana de migrantes vindos de países da América Central precisou de quase um mês para atravessar o México. Desde o fim de semana, um grupo avançado de 2,5 mil peregrinos está acampado num ginásio de esportes em Tijuana.

A reportagem é publicada por Deutsche Welle, 22-11-2018.

Apesar de ser bem mais longa, a rota até essa cidade na fronteira dos Estados Unidos foi escolhida por ser mais segura do que aquela que leva a Matamoros, no Golfo do México, sob o controle dos cartéis do narcotráfico. E como a co-organizadora da caravana, a ONG Pueblos Sin Fronteras, está sediada na Califórnia, ela espera encontrar lá mais tolerância por parte das autoridades com os pedidos de refúgio do que, por exemplo, no ultraconservador Texas.

A marcha está, no entanto, suspensa exatamente em Tijuana, onde, nos últimos dias, a guarda de fronteira americana reforçou ainda mais a dupla cerca com arame farpado. A caravana está ameaçada de encalhar no gargalo do deserto californiano, e isso sobretudo por razões políticas.

A impressionante proporção da caravana e o eco midiático que encontrou são uma faca de dois gumes: ambos garantem proteção contra ataques e uma certa infraestrutura, mas representam também um flanco político aberto.

Entre outros para o presidente Donald Trump, que continua tuitando loucamente. Na segunda-feira 19, Trump mandou fechar a fronteira por diversas horas a fim de que se reforçassem as instalações com cimento, despertando descontentamento dos milhares que passam de um lado para o outro diariamente.

O prefeito de Tijuana, o conservador Juan Manuel Gastelúm, aderiu ao coro anti-imigrantes trumpista: "Eu não ouso dizer que todos os migrantes sejam assim, mas alguns são vagabundos, maconheiros, estão atacando famílias em Playas de Tijuana, o que é isso?"

Polícia acirra hostilidades

Numa cidade que vive do comércio transfronteiriço e onde os imigrantes são metade de seus 2 milhões de habitantes, tal comportamento pode parecer estranho. Além disso, Tijuana está longe de ser "tranquila", como observou o colunista Carlos Puig no jornal Milenio: "Sob Gastélum, os assassinatos aumentaram fortemente. Em Tijuana, sete indivíduos são mortos diariamente, e o descarado prefeito pretende que a calma e segurança estejam ameaçadas pelos migrantes."

Além disso, nessa cidade pela primeira vez a grande solidariedade dos mexicanos deu lugar à hostilidade, com duas pequenas manifestações contra os migrantes nos últimos dias. "Em Tijuana estão sempre chegando grupos de migrantes. Mas o tamanho dessa caravana desperta sentimentos de ameaça", comentou o sociólogo José Moreno Mena ao portal Frontera.

Nos próximos dias são esperados outros 3 mil peregrinos. É um coquetel potencialmente explosivo, pois, antes mesmo da chegada da caravana, as capacidades da cidade de fronteira estavam praticamente esgotadas. Centenas vão parar lá diariamente, de um lado centro-americanos a caminho dos EUA, do outro mexicanos expulsos dos EUA.

Há alguns "comedores" organizados por voluntários, onde se distribuem refeições, assim como cerca de mil leitos temporários nos abrigos para migrantes das igrejas. Mas eles são apenas paliativos. Nas ruas do centro, centenas tentam sobreviver dia após dia com mini-empregos, vendendo doces, limpando para-brisas, ou transportando mercadorias na feira.

Esperanças no Canadá

Poucos conseguem chegar legalmente aos EUA, cujas autoridades de fronteira só aceitam de 30 a 50 solicitações de refúgio por dia e mantêm uma longa lista de espera.

As chances para os migrantes são parcas, admite o padre Alejandro Solalinde, diretor de um albergue para migrantes e coordenador da pastoral pela mobilidade humana. "Na verdade só há duas opções: ou eles permanecem no México, onde o novo presidente, Andrés Manuel López Obrador, lhes ofereceu trabalho, ou depositam suas esperanças numa ponte aérea e marítima e refúgio no Canadá", comenta.

O arcebispo canadense Leonardo Marin Saavedra foi quem abriu essa possibilidade para os migrantes ao mencionar, no ginásio de esportes em Tijuana, que o governo em Ottawa estudava uma proposta nesse sentido. Os traslados não começarão, porém, antes do início de 2019, e só para os que forem aceitos pelo Canadá. Até lá, eles frequentam cursos de inglês e treinamento profissional em Tijuana.

Cabe ver se nesse meio tempo a situação seguirá fermentando na cidade mexicana, ou se após algum tempo os centro-americanos vão se dispersar e se integrar, como ocorrido recentemente com uma onda de migrantes haitianos.

Leia mais

  • Caravana no México.Tensão em Tijuana, Trump acusa de invasão: “Os EUA não estão preparados para essa invasão. Vão para casa!”
  • A caravana no México. Cresce o sentimento anti-imigrante em Tijuana
  • Caravana de los migrantes. Una religiosa y un policía pidiendo aventón para los migrantes
  • Mr. Trump, usted es quien actúa ilegalmente, no la Caravana
  • Reflexão Cristã sobre a Caravana de Migrantes para os EUA. Artigo de Padre Melo
  • Não é uma caravana de migrantes, mas, ao contrário, um novo movimento social
  • Honduras. Jesuíta encabeça outra marcha em solidariedade aos migrantes e contra o governo
  • Caravana do imigrante é onda de esperança para os Estados Unidos
  • ‘Caravana migrante no México é uma manifestação de desespero e crise de um modelo econômico’, afirma Michael Czerny
  • Lideranças católicas dos EUA pedem compaixão por ''caravana'' de migrantes
  • Honduras. EUA enviarão 800 soldados para conter caravana de imigrantes da América Central
  • Honduras. Porque uma caravana de 7.200 migrantes está se dirigindo em direção aos EUA. Já percorreram mais de 600 km, mas ainda faltam 2.500
  • Honduras. Uma sombra de temor sobrevoa a caravana
  • Trump critica outra caravana de imigrantes com destino aos Estados Unidos
  • Honduras. Jesuíta encabeça outra marcha em solidariedade aos migrantes e contra o governo

Notícias relacionadas

  • Pesquisa revela alta rejeição a refugiados e imigrantes no mundo

    A decisão britânica de se separar da União Europeia no plebiscito do "brexit" e a ascensão do candidato republicano à Casa [...]

    LER MAIS
  • Menino egípcio viaja por 10 dias no mar para ir à Itália salvar o irmão

    LER MAIS
  • Há 100 mil crianças que, como Omran, estão na linha de frente da guerra síria, diz correspondente da BBC

    Qualquer usuário das redes sociais pode encontrar a imagem do menino atordoado e ensanguentado, sobrevivente de um ataque aéreo [...]

    LER MAIS
  • Os imigrantes e o racismo

    Enfrentando péssimas condições, os imigrantes que vieram substituir a mão de obra escrava na agricultura trataram de se adapt[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados