• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Feedback do albedo é um dos principais impulsionadores no recuo do gelo marinho do Ártico

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Setembro 2017

A análise quantitativa evidenciou o sistema de aceleração do gelo derretido: as superfícies das águas escuras absorvem mais calor do que superfícies de gelo brancas, derretendo o gelo e aumentando a superfície de água no oceano Ártico.

A reportagem é publicada por Hokkaido University, e reproduzido por EcoDebate, 08-09-2017. Tradução e edição de Henrique Cortez. 

Concentrações de gelo do mar em setembro. Os mapas esquerdo e direito mostram a média de concentração de gelo no Oceano Ártico nos anos 80 e 2010, respectivamente. O contorno em forma de fã marca a área de estudo. Os mapas são baseados em informações fornecidas pelo National Snow and Ice Data Center. 

As áreas marítimas cobertas de gelo no oceano Ártico durante o verão quase diminuíram a metade desde a década de 1970 e 1980, aumentando o alarme de que o oceano está mudando de uma zona de gelo de vários anos para uma estação de gelo sazonal. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) prevê que a cobertura de gelo do verão no oceano polar possa desaparecer quase completamente já em 2050. Vários fatores foram citados como causas, incluindo o aumento das temperaturas e mudanças nos padrões de circulação atmosférica.

Recentemente, no entanto, o “feedback do albedo” do oceano gelado surgiu como uma das principais causas da derretimento do gelo marinho. O feedback é gerado por uma grande diferença no albedo – uma medida da reflectividade da luz – entre as águas abertas e as superfícies de gelo. À medida que as superfícies do oceano escuro absorvem mais luz do que as superfícies de gelo brancas, a entrada de calor solar através da água aberta derrete o gelo marinho, aumentando as áreas de águas abertas e a entrada de calor e, assim, acelerando a derretimento do gelo do mar.

Para examinar essa teoria, uma equipe de pesquisadores, incluindo a professora da Universidade de Hokkaido, Kay I. Ohshima e Haruhiko Kashiwase, do Instituto Nacional de Pesquisa Polar, realizaram uma análise quantitativa de fatores-chave, como entrada de energia solar, volume de derretimento do gelo e divergência de gelo de um mar área que mostrou grande derretimento no gelo.

Analisando os dados de 1979 a 2014, os pesquisadores descobriram que a entrada de calor solar através de superfícies de águas abertas correlacionava-se bem com o volume de derretimento do gelo, sugerindo que a entrada de calor é um dos principais fatores causadores do derretimento do gelo. Isso foi particularmente óbvio após 2000, quando houve reduções consideráveis no gelo marinho.

A entrada de calor acumulada através de superfícies de águas abertas na área pesquisada de maio a agosto (linha vermelha) correlacionou-se bem com variações interanuais no volume de derretimento do gelo (linha preta) entre 1979 e 2014. O volume de derretimento do gelo do mar é convertido na entrada de calor necessária para o mais derretimento.

Os seus dados também revelaram que a divergência do gelo marinho, que reflete a quantidade de gelo do mar espalhando-se para fora fazendo mais superfícies de água, na estação inicial de derretimento (maio-junho) desencadeia feedback em larga escala, que posteriormente amplifica a derretimento do gelo no verão. O volume de divergência do gelo dobrou desde 2000 devido a uma cobertura de gelo mais móvel, já que o gelo de vários anos diminuiu, o que pode explicar a drástica redução de gelo no oceano Ártico nos últimos anos.

"Este estudo foi o primeiro a elucidar quantitativamente que o feedback do albedo do gelo-oceano é um dos principais impulsionadores das variações sazonais e anuais no recuo do gelo marinho do Ártico”, diz Kay I. Ohshima. “O estudo apontou a possibilidade de prever o maior recuo de gelo do mar em um determinado ano, com base na magnitude da divergência do gelo em maio e junho. Além disso, desvendar as causas do recuo do gelo marinho deve nos ajudar a entender os mecanismos por trás das mudanças climáticas em um nível global, que está inter-relacionado com a redução do gelo no oceano Ártico".

Referência:

Kashiwase H., Ohshima K. I., et al., Evidence for ice-ocean albedo feedback in the Arctic Ocean shifting to a seasonal ice zone, Scientific Reports, August 15, 2017. DOI: 10.1038/s41598-017-08467-z

Leia mais

  • O degelo e a elevação do nível do mar; análise de Luiz Marques
  • Unesco inicia resgate do gelo da Terra
  • O alarmante declínio do volume global de gelo no Planeta
  • O degelo da Antártica e a subida do nível do mar
  • Camada de gelo da Antártica tem impacto na variação climática regional e global, dizem pesquisadores
  • Degelo ártico ameaça resto do mundo
  • Groenlândia perde 1 trilhão de toneladas de gelo em 4 anos
  • Degelo não desliga corrente do Golfo – ainda
  • Degelo antártico pode dobrar subida do mar
  • Clima pode levar Antártida a perder 85% de sua calota de gelo
  • Queimar o petróleo que resta vai derreter todo o gelo da Antártida
  • Após inverno mais quente da história, Ártico tem diminuição recorde na camada de gelo
  • Ritmo "incrível" da perda de gelo polar alarma cientistas
  • Degelo na Groenlândia e Antártida dobra em cinco anos, diz estudo
  • O derretimento de gelo e seus impactos na vida do planeta

Notícias relacionadas

  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • Música sacra nas Reduções jesuíticas. Artigo de Gianpaolo Romanato

    A experiência das Reduções impulsionou o Paraguai como "nação musical". Desse país americano, vem uma lição que também po[...]

    LER MAIS
  • O ''quarteto fantástico'' do Conclave

    Em fevereiro, o Papa Bento XVI irá convocar um consistório para a nomeação de cerca de 15 novos cardeais [a lista oficial, div[...]

    LER MAIS
  • Papáveis em potencial: os concorrentes do próximo conclave

    Um dos pontos de discussão em Roma nos últimos meses tem sido a crescente fragilidade do Papa Bento XVI. Inevitavelmente, a espe[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados