• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Acusações de abuso contra Pell são más notícias para a reforma financeira do Vaticano

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

30 Junho 2017

Com acusações criminais de abuso sexual sendo registradas contra o Cardeal George Pell em seu país de origem, a Austrália, muitas perguntas serão feitas, a maioria sobre os seus fundamentos e a própria defesa do religioso. De um ponto de vista vaticano, no entanto, uma pergunta central é o que tudo isso significa para as perspectivas de reforma, e a melhor resposta provavelmente é: “Nada bom”.

A reportagem é de John L. Allen Jr., publicada por Crux, 29-06-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Na esteira das notícias segundo as quais a polícia do estado australiano de Victoria havia registrado queixas de abuso sexual contra o Cardeal George Pell, muitas perguntas serão feitas, a maioria delas provavelmente em relação às próprias acusações e a defesa de Pell, que já informou que pretende perseguir, com vigor, contra as alegações assim que retornar à Austrália.

Alguns analistas suspeitam que o processo está sendo politicamente motivado, e outros levantaram a dúvida de se é mesmo possível Pell receber um julgamento justo, dado a forma como a imprensa australiana vem demonizando o prelado de 76 anos. No entanto, uma experiência amarga no passado com escândalos de abuso sexuais ensinou os católicos do mundo a evitar emitir julgamentos até que todas as provas sejam apresentadas.

Nesse meio tempo, visto estritamente de um ponto de vista vaticano, há uma outra pergunta que pode não ajudar, mas que surge neste contexto e trata do impacto disso tudo sobre a reforma financeira que o Papa Francisco disse querer executar, e que, em primeiro lugar, foi motivo suficiente para trazer Pell a Roma em 2014.

Talvez uma resposta imediata é que o problema envolvendo Pell, hoje, não indica nada de bom para o projeto de reforma.

A questão sobre se Pell é bom ou não para o objetivo reformista do papa vem sendo debatido desde a chegada dele no Vaticano, no início de 2014.

Os apoiadores acreditam que Pell tem feito todo o possível para pôr nos trilhos um sistema recalcitrante, e as críticas a ele dirigidas têm a ver com interesses entrincheirados que buscam defender o status quo – mesmo se, em casos extremos, ele esteja na verdade tentando ocultar a corrupção.

Para os críticos, entretanto, desde o começo Pell esteve mais preocupado na concentração de poder em suas próprias mãos do que produzir uma reforma duradoura que faça sentido no contexto vaticano. Há a ideia de que o empenho do prelado vinha afastando as pessoas que deveriam ser seus aliados – motivo pelo qual estariam deixando de cooperar.

Acredita-se que estas impressões são a principal razão por que Francisco recuou em seu apoio a Pell, retirando de seu controle a administração dos ativos vaticanos e retornando-o à Administração do Patrimônio da Sé Apostólica – APSA, para apoiar os que, no Vaticano, apresentaram objeções ao plano de Pell para que se realizasse uma auditoria externa das finanças, confiada à PricewaterhouseCoopers – PwC.

(Devemos notar também que os críticos de Pell estiveram um reforço na polêmica envolvendo casos de abuso sexual na Austrália e o próprio Pell, por vezes tentando usar a situação como munição para enfraquecer a sua influência em Roma.)

O fato de que Pell tenha polarizado as opiniões no Vaticano não deve ser surpresa aos que acompanham a sua carreira, visto que há tempos ele é um para-raios em se tratando de controvérsias. Na verdade, ele não evita o combate. Isso tudo está de acordo com o seu passado, quando atuava em seu país de origem e onde ficou conhecido por sua tenacidade.

Para complicar mais ainda as coisas, Pell é visto como um conservador teológico e político nem sempre em sintonia com o pontífice, e esteve entre os signatários de uma carta redigida por cardeais durante um dos dois Sínodo dos Bispos sobre a família, em que se levantaram dúvidas sobre a justeza do processo desenvolvido nestes encontros.

Independentemente do que se pense deste histórico, o fato é: Pell era, e permanece sendo, uma figura-chave nos planos papais de realizar uma limpeza financeira no Vaticano, e com ele sob licença as perspectivas aqui podem muito bem tomar um novo rumo para pior.

Por um lado, durante o tempo em que estiver de licença defendendo-se das acusações, a Secretaria para a Economia do Vaticano que ele lidera ficará sem leme, presa numa espécie de limbo até que o caso seja elucidado. Dado que a Secretaria é a responsável por implementar as novas políticas financeiro-administrativas, incluídos alguns procedimentos contábeis racionalizados e padronizados em todos os departamentos, tal notícia não é encorajadora.

Por outro lado, Francisco já perdeu uma figura teoricamente central em seus esforços de reforma: o executivo italiano e especialista em auditoria Libero Milone, contratado em 2015 como o Auditor Geral do Vaticano. Recentemente Milone renunciou, em apenas dois anos de um mandado que deveria durar cinco, sem nenhuma explicação, alimentando as suspeitas de que ele ou era suspeito de conduta imprópria, ou que talvez era simplesmente inapropriado para a função.

Isso, no entanto, não é nada comparado com a enxurrada de acusações de abuso sexual contra a principal autoridade escolhida pelo papa para conduzir as reformas financeiras. Se a percepção for a de que o Papa Francisco está repetidamente confiando os cargos centrais de suas novas estruturas financeiras a pessoas erradas, então a conclusão talvez seja a de que a própria reforma está condenada a não acontecer.

Tudo pode estar muito prematuro ainda, uma vez que Pell prometeu montar uma defesa sólida. Pode acontecer que, em um período bastante curto, Pell consiga se livrar das acusações e voltar ao seu posto no Vaticano ainda mais forte.

Se isto não acontecer, no entanto, aqueles que desejam escrever obituários para a reforma de Francisco podem muito bem se sentir como se estivessem recebido a permissão para informar o público de que o fato já foi consumado.

Leia mais

  • Marie Collins: a saída do Cardeal Pell vem “tarde demais”
  • Pell, de czar das finanças vaticanas a ministro sem pasta
  • Pell recorre ao advogado dos mafiosos australianos após ser acusado de abusos
  • Por que o caso do cardeal Pell ajudará as reformas financeiras vaticanas e o combate à pedofilia
  • Cardeal George Pell: quem é o número 3 do Vaticano indiciado na Austrália por abusos sexuais
  • Austrália, investigações sobre o Cardeal Pell e um livro que lista os abusos sexuais
  • A Igreja australiana não pagará a defesa do cardeal Pell
  • Pedofilia: A Igreja católica ainda continua doente
  • "A luta contra os abusos sexuais na Igreja ainda vai durar muito tempo", afirma Pe. Hans Zollner
  • Igreja Católica australiana admite que encobriu centenas de casos de abusos sexuais
  • Austrália. A conclusão Católica na Comissão Real de Casos de Abuso Sexual Infantil
  • O sacerdote que defendeu Pell na Austrália é suspenso após ser acusado de abusos na Irlanda
  • George Pell continuará no Vaticano? Seja como for, ele é agora irrelevante para os australianos
  • Austrália. Cardeal Pell admite erros face a denúncias de pedofilia
  • Austrália investiga a atuação do cardeal Pell em vários casos de abusos contra menores
  • George Pell: polícia considera a possibilidade de responsabilizar o cardeal em casos de pedofilia
  • Será que o passado de George Pell vai sobrepujar o seu presente caso ele sobreviva?
  • “Muitos bispos confiaram demais nos padres pederastas”. Entrevista com George Pell
  • “Não, não vou renunciar. Isso seria interpretado como uma admissão de culpa”, disse George Pell
  • O problema do cardeal de Francisco: uma estratégia de saída para George Pell
  • George Pell é vaiado ao negar saber das acusações de pedofilia
  • Será que George Pell, hoje o flagelo do Vaticano, esteve alguma vez enganado por todos ao seu redor?
  • George Pell: a Igreja tinha uma “predisposição a não acreditar” nas crianças que se queixavam de padres pedófilos
  • George Pell criticado por bispo como “destruidor da unidade” em resposta aos casos de abuso sexual infantil
  • Vítimas de abuso irritados com a mudança de local da audiência de George Pell diante da Comissão Real
  • Austrália - Arcebispo diz que o celibato do clero não é causa de pedofilia na Igreja
  • Defensor das vítimas: O escândalo de pedofilia rompeu o coração da Igreja Católica na Austrália
  • Assessores de Pell intimidaram e silenciaram um sacerdote que denunciou abusos na Austrália

Notícias relacionadas

  • Especialista em proteção sexual infantil do Papa, Pe. Hans Zollner fala sobre o combate ao “mal”

    O padre jesuíta Hans Zollner, presidente do Centro de Proteção à Criança da Pontifícia Universidade Gregoriana e membro da[...]

    LER MAIS
  • “Não é preocupação minha” se a Igreja se recupera ou não da crise dos abusos, diz Hans Zollner

    Segundo o padre Hans Zollner, em sua conta no Twitter, choveu muito em Fiji, nos últimos dias, observação que poderia ter sido [...]

    LER MAIS
  • George Pell: polícia considera a possibilidade de responsabilizar o cardeal em casos de pedofilia

    A polícia do estado australiano de Victoria está considerando a possibilidade de responsabilizar a mais alta autoridade católic[...]

    LER MAIS
  • Dos escolares do 9º ano, 4,0% disseram já ter sido forçados a ter relação sexual

    Dos escolares do 9º ano, 4,0% disseram já ter sido forçados a ter relação sexual, cerca de 105,2 mil pessoas, sendo mais freq[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados