29 Junho 2017
Um terço dos solos está degradado devido a problemas de manejo; agência da ONU destaca que resolver problema da poluição dos solos é essencial para combater mudança climática.
Para a FAO combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática.
A reportagem é de Leda Letra, publicada por Rádio ONU, 27-06-2017.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está chamando a atenção para o problema da poluição dos solos. A agência organizou recentemente em sua sede em Roma, na Itália, uma conferência sobre o assunto.
A poluição é causada principalmente pelo excesso de químicos nos solos. Cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo. E segundo a FAO, dezenas de bilhões de toneladas de solos são perdidas por ano, sendo a poluição uma das causas.
Prejuízos
A agência da ONU explica que o excesso de nitrogênio e traços de chumbo, de mercúrio e de outras substâncias prejudicam o metabolismo das plantações e as colheitas.
Quando esses poluentes entram na cadeia alimentar, existem riscos para a segurança dos alimentos, para fontes de água e para a saúde humana. A FAO destaca que combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática.
Na reunião da FAO sobre o assunto, foram endossadas iniciativas para facilitar a troca de informações entre especialistas e países, incluindo a criação de uma rede global de laboratórios de solos.
Leia mais
- Falta controle sobre a poluição por agrotóxicos das águas do Pampa. Entrevista especial com Roberto Verdum
 - Crianças são as grandes vítimas da poluição, diz o professor da USP, Paulo Saldiva
 - Poluição custa US$ 4,9 bi/ano ao Brasil
 - O poder das finanças, a transição energética, a luta contra a poluição química de terras aráveis e uma renda decente para todos. Entrevista especial com Yann Moulier Boutang
 - Nove ações humanas que ameaçam a terra
 - O Pico do Solo e a degradação da biocapacidade
 - Ecologia de Estradas: alternativa para diminuição de impactos ambientais. Entrevista especial com Alex Bager
 - Na China, “a problemática da ecologia, vista como um luxo, choca-se com a do emprego, que é vital”. Entrevista com Yann Moulier-Boutang
 - Limites do Planeta
 - FAO quer ação global urgente para proteger degradação do solo
 - Uma outra finança é possível: Yann Moulier Boutang e a economia da polinização