• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Aparecida: medo do desemprego, gratidão e vaias a políticos marcam dia da Padroeira

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Outubro 2017

Mais de 200 mil romeiros foram esperados na cidade para a celebração dos três séculos de aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, neste feriado da Padroeira do Brasil. As pessoas vêm de todas as partes do país. Algumas caminham durante horas pelas estradas que levam ao santuário. Outras vêm a cavalo. O objetivo: agradecer por algum pedido alcançando a partir de um ato de fé e renovar pedidos. A crise, o desemprego, a ausência de perspectiva (mas não de esperança) tiveram destaque nas palavras dos fieis.

A reportagem é de Sarah Fernandes e Danilo Ramos, publicada por Rede Brasil Atual - RBA, 12-10-2017.

As pessoas vistas como responsáveis por este momento de desalento do país também foram lembradas pelo povo: com vaias. Entre eles o presidente ilegítimo Michel Temer – vaiado mesmo sem estar presente, apesar de ter feito convite ao papa Francisco para participar da festa. Francisco foi mais um chefe de Estado que, constrangido com o golpe no Brasil, recusou. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também não foi poupado de vaias, assim como os representantes do governo federal, ministros Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia) e Antônio Imbassahy (Secretaria-Geral) não foram bem vindos na cidade batizada pela imagem encontrada há 300 anos na margem norte do Rio Paraíba, região lesta do interior paulista.

Conta a história foi uma pescaria mudou a história do catolicismo no Brasil: três pescadores – Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves – jogaram redes no Rio Paraíba, obedecendo à ordem da Câmara de Guaratinguetá de trazer o máximo possível de peixes para recepcionar do novo governador. Após horas de trabalho, porém, não tinham conseguiam nada. Até que em um dos lançamentos da rede pescaram o corpo uma imagem de barro decapitada. Na próxima tentativa veio à cabeça. Poucos minutos depois havia tanto peixe que mal podiam carregar.

Em 1930, a escultura negra de 37 centímetros ganhou do Papa Pio XI o título de Padroeira do Brasil e virou um dos símbolos do país. Uma pequena capela construída pelo padre José Alves Vilela abrigou a imagem por 145 anos até ser transferida para a Igreja Matriz, que hoje é o Santuário Nacional de Aparecida, maior centro mariano do mundo em tamanho e segundo maior em frequência, atrás apenas do de Nossa Senhora de Guadalupe, no México. Pelo menos 12 milhões de romeiros por ano visitam a basílica, localizada a 180 quilômetros da capital paulista.

Logo após o aparecimento da imagem no rio começaram os relatos de milagres: velas se acendiam sozinhas, as correntes de um escravo se arrebentaram após ele pedir proteção à santa, as patas dianteiras de um cavalo grudaram nas pedras da escadaria da igreja quando seu dono ameaçou entrar nela montado, uma menina cega de Jaboticabal (SP) começou a enxergar e um menino que se afogava no rio Paraíba foi milagrosamente salvo.

A reportagem acompanhou alguns em romaria para Aparecida – que não tem o “Norte” no nome oficial.

Acompanhe (Fotos: Danilo Ramos/RBA).

apa-benedito.jpg

Vi muitos colegas sendo demitidos nos últimos meses e venho aqui também pedir por eles, porque imagino o sofrimento dessas famílias. Peço também pelo Brasil, que atravessa um momento difícil, e pelo mundo, que precisa de paz. Ninguém vence sozinho, diz o ferramenteiro Benedito Lobo, de 61 anos, de Diadema, no ABC paulista.

 

apa-3.jpg

O neto do comerciante Joaquim Rodrigues da Silva foi desenganado por médicos ao nascer prematuro. 'Hoje ele está ótimo. É alegria das nossas vidas', conta enquanto atravessava de joelhos os 392 metros da rampa que dá acesso à Basílica, ao lado do filho Bruno Allan da Silva.

A família de Cícero Aparecido passou por um grande susto: após quitarem a casa, com as economias de uma vida, descobriram que o antigo proprietário tinha dívidas sobre o imóvel, e punha em risco a propriedade. 'Agora temos a escritura'Desde 1977, João Moiséis de Souza vem todos os anos de São José do Rio Preto em viagem de 700 quilômetros. A imagem da santa o acompanha há 25 anos e o altar, feito pelo cunhado, há 18. Sofri uma perfuração no olho e o médico disse que eu ia perder a visão. Enxergo perfeitamente.

Para conseguir emprego no ano que vem a estudante de Direito Lariane Rocha, de 22 anos, tinha que passar no exame da OAB. Consegui passar faltando um período para minha formatura, diz a jovem de Campo Grande (MS). Dos 50 alunos de sua turma apenas cinco foram aprovados.

apa-maria-soares.jpg

Maria Soares da Silva veio em romaria de João Alfredo (PE) para pedir pela família. 'Tenho muitos parentes desempregados e peço a Nossa Senhora Aparecida por eles', diz enquanto entrega à santa uma jóia que ganhou no dia do seu casamento.

 

apa-2.jpg

Por saúde de um familiar, emprego e por um país melhor. Romeiros caminham por dias até a chegado ao Santuário. Vim só por agradecimento. Muitas coisas boas que acontecem para mim são pela intercessão dela, diz a analista financeira Adriana Martins. O metalúrgico Leonardo Carvalho, de 35 anos, saiu à 1h de São José dos Campos e segue caminhando por 85 quilômetros em agradecimento pelo emprego 'e em oração pra não ficar desempregado novamente'.

Capela

Na Capela das Velas, milhares de devotos desfilam pedidos e agradecimentos a Nossa Senhora Aparecida.

Confira a baixo o vídeo com a mensagem do Papa Francisco para a Festa de Aparecida:

 

 

Leia mais

  • Os rumos da Igreja na América Latina a partir de Aparecida. Uma análise do Documento Final da V Conferência. Revista IHU On-Line, N° 224
  • Aparecida: uma mulher, uma festa, uma presença inspiradora
  • O número dos «escolhidos»
  • Antes de Pelé e samba, Aparecida ajudou a dar uma cara ao Brasil
  • Com aval da Igreja, Nossa Senhora vira samba-enredo da Vila Maria
  • Quando Bento XVI disse: “Façam vocês”. A epifania de Aparecida e a Igreja hoje
  • Dez anos depois de Aparecida, Carriquiry: ali nasceu o pontificado de Bergoglio
  • Aparecida. Depois da homilia aplausos para Bergoglio
  • No pontificado de Francisco, o vento de Aparecida, 10 anos depois
  • Eucaristia e discipulado no Documento de Aparecida. Artigo de Juan Pablo Espinosa Arce
  • 36ª Assembleia Geral do Celam à espera de uma mensagem do Papa Francisco a 10 anos do Documento de Aparecida
  • No documento de Aparecida já estão muitos dos temas da próxima encíclica
  • Luta em defesa do Território Pesqueiro leva centenas de pescadores à Aparecida
  • Por que Aparecida amoldou Francisco?
  • 'Em Aparecida, aguardamos até 300 mil romeiros', diz arcebispo
  • Aparecida do Norte e Aparecida do Sul, duas aparições, uma única mensagem. O profetismo de Maria na Romaria das Águas –

Notícias relacionadas

  • O combate à Aids na África e o papel das religiosas

    Depois de uma longa carreira na academia, a maioria dos estudiosos esperam por uma aposentadoria livre das demandas do ensino, da [...]

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • Disciplina, harmonia e equilíbrio: as religiões chinesas e a construção da paz. Entrevista especial com Adriano Jagmin D’Ávila

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados