A palavra do ano para os dicionários Oxford é "pós-verdade"

Mais Lidos

  • Para a pesquisadora, o design das plataformas deixou de ser apenas uma escolha estética de interface e se tornou o principal ator tecnopolítico das Big Techs, moldando o comportamento dos usuários e impactando diretamente o debate democrático

    Economia da atenção: o design algorítmico a serviço da estetização da política. Entrevista especial com Anna Bentes

    LER MAIS
  • Qual é o pior momento do ateu? Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove evento em memória ao centenário do agrônomo e ambientalista brasileiro nesta quinta-feira, 20-08-2026, às 17h30min

    José Lutzenberger, 100 anos. Da Borregaard às enchentes: os alertas ignorados

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

16 Novembro 2016

A utilização do termo vencedor deste ano registou um aumento de 2000% com o "Brexit" e com a eleição de Donald Trump como Presidente dos EUA.

Na já tradicional eleição da palavra internacional do ano por parte da Oxford Dictionaries, a grande vencedora deste ano foi “pós-verdade

A informação é publicada por Público, 15-11-2016.

No ano em que se assistiu ao Brexit e à eleição de Donald Trump como Presidente dos EUA, os editores do dicionário definem a palavra vencedora como um adjectivo “relativo ou denotando circunstâncias em que factos objectivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e crença pessoal”, cita o britânico Guardian.

Segundo a Oxford Dictionaries, a utilização do termo “pós-verdade” aumentou em cerca de 2000% em comparação com o ano passado, tendo sido o Brexit e a eleição de Trump os factores que despoletaram tal subida.

Em 2015 o dicionário de Oxford escolheu como palavra do ano o “emoji”.

Leia mais