• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

"Respeitem o Espírito Santo na vida da Igreja"

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

11 Junho 2011

Maureen A. Tilley (foto), professora de Teologia da Fordham University, nos EUA, abriu o 66º Encontro Anual da Sociedade Teológica Católica dos Estados Unidos - CTSA nesta sexta-feira, em San Jose, Califórnia, fazendo diretamente uma pergunta: "O que significa ser Santo?".

A reportagem é de Thomas C. Fox, publicada no sítio National Catholic Reporter, 10-06-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto e revisada pela IHU On-Line.

Sua conferência desdobrou-se por meio da história patrística, dos modelos de reação da Igreja ao pecado e à desunião, examinando o recente tratamento dado pelo Vaticano aos irmãos "desobedientes", e terminou com um apelo a implorar coletivamente a inspiração e a direção do Espírito Santo.

O tema do encontro deste ano da CTSA aborda a santidade. Oficialmente, o tema da conferência é "Católico inteiramente uno: Santos e santidade na Igreja pós-apostólica", que parece deixar muito espaço para a discussão teológica.

Seu discurso ao público foi seguido de um caloroso discurso de boas-vindas do bispo de San Jose, Dom Patrick Joseph McGrath (foto).

"O uso predominante do termo `santo` se refere ao Espírito Santo, ativo na comunidade cristã unida", disse Tilley, referindo-se às comunidades da Igreja primitiva. "O Espírito é a fonte da unidade. Por isso, a santidade não é um projeto individual, mas sim comunitário. É a Igreja – e não os indivíduos – que é chamada de santa no Novo Testamento".

Esse modelo funcionou no início, mas acabou tendo problemas com o crescimento da Igreja. Tornou-se cada vez mais difícil, disse Tilley – recentemente nomeada professora titular na Fordham –, particularmente quando se tratou de lidar com membros da Igreja que agiam contra a unidade, incluindo os pecadores dentro da Igreja.

Ela, então, esboçou várias respostas da Igreja primitiva ao dilema de acomodar a pecaminosidade em uma Igreja pura, cheia do Espírito Santo. De alguma forma, devia haver um lugar para a fragilidade humana.

Ao longo do tempo, disse ela, a Igreja testemunhou "uma conexão que ia finalmente diminuindo entre a Igreja, o Espírito Santo e a santidade, ou a falta dela".

Um bispo ou um padre pecador pode transmitir a graça de Deus nos sacramentos? Os batismos que eles ministram são válidos e repletos da graça?

"Gradualmente", continuou Tilley, "os pecados individuais dos membros da Igreja deixaram de ter importância para a questão da unidade ou da santidade. O ensinamento sobre a possessão e a ação do Espírito Santo era o que os mantinha unidos, e isso também foi muito reduzido", disse ela.

"Assim, podemos ver, na evolução do pensamento patrístico ocidental, um movimento de uma Igreja estritamente delimitada, sem nenhum lugar para o mal, a uma Igreja em que o mal deve ser tolerado até certo ponto, até o fim dos tempos, para o bem daqueles que Deus sabe que vão se arrepender antes da Colheita no fim do mundo".

Então, voltando-se à história da Igreja do século XX, Tilley disse ter visto líderes da Igreja apelando a diversos "modelos" de Igreja, enquanto eram forçados a acomodar ou a confrontar os irmãos desobedientes.

Ela comparou o modo como o Vaticano, de um lado, lidou com a Fraternidade Sacerdotal São Pio X e a Associação Patriótica Católica Chinesa; e, de outro lado, com os bispos e teólogos.

"O desejo de unidade para os dois primeiros casos – a Fraternidade Sacerdotal São Pio X e a Associação Patriótica Católica Chinesa – revela um modelo de Igreja que acha que pode cuidar de si mesma e se foca na preocupação com o bem-estar das almas".

As disputas do Vaticano com os bispos e teólogos partiram de um modelo diferente, disse ela.

Repetidamente, João Paulo II e Bento XVI, afirmou, estenderam a mão à Fraternidade São Pio X e à Associação Patriótica Católica Chinesa. Esse não foi o caso, porém, da forma como trataram os membros do seu rebanho.

"Para as pessoas que não estão do lado de fora ou mesmo às margens, para os católicos ativos, a resposta vaticana é diferente". Aqui, disse ela, a unidade exigiu "santificação pessoal, que, por sua vez, é reconhecida não na partilha do Espírito como já se fez, mas na adesão à ortopraxia, elevada ao status de ortodoxia".

Tilley usou como exemplos do tratamento do Vaticano:

  • O arcebispo Raymond Hunthausen, de Seattle, para quem foi nomeado um coadjutor que lhe removeu da liderança diocesana.
  • O bispo Jacques Gaillot que foi retirado como bispo de Évreux, na França, para bispo titular de Partênia, um lugar sem nenhum cristão na Argélia.
  • Inúmeros bispos depostos de suas sedes nos últimos anos na África subsaariana.
  • E o bispo William Morris, de Toowoomba, na Austrália, que foi forçado a renunciar no mês passado.

Enquanto isso, vários teólogos, disse ela, tiveram seu trabalho considerado como inaceitável para a Congregação para a Doutrina da Fé. "A resposta a esses homens e mulheres foi diferente. Bispos errantes, agora, encontram-se fora dos círculos do poder, ou fora do seu ofício, e teólogos veem suas obras serem condenadas sem serem ouvidos".

Tilley perguntou: "A Igreja é menos capaz de lidar com bispos e teólogos do que com cismáticos? Os atos de bispos e teólogos representam uma ameaça para a unidade, a santidade e a catolicidade da Igreja mais do que a Fraternidade Sacerdotal S. Pio X ou a Associação Patriótica Católica Chinesa?

Citando Bento XVI, a resposta é "sim", disse Tilley. Ele diz que "hoje vemos isso de um modo realmente terrificante: que a maior perseguição da Igreja não vem de inimigos externos, mas nasce do pecado na Igreja".

Ela concluiu afirmando que esse fenômeno revela duas ideias diferentes da Igreja como una, santa e católica. "Uma parece estar confiante de que a Igreja tem o que é preciso para cuidar dos pecadores errantes e trazê-los de volta ao rebanho. A outra é o medo de que o mundo mau, fora da Igreja e especialmente dentro dela, é capaz de seduzir e desviar as ovelhas".

"Pode-se dizer: `Bem, problemas diferentes exigem soluções diferentes`. Isso também pode ser verdade. Mas as soluções diferentes tendem a refletir as concepções de Igreja e a engendrar, formar e reforçar diferentes conceitos e tipos de Igrejas, uma confiante, e outra temerosa".

"Quem deve escolher? Os próprios santos. Eles já estão escolhendo quando admitem à comunhão os católicos divorciados e de segunda união. Eles já estão escolhendo naquilo que compram e leem. Estão fazendo boas escolhas? São direcionados pelo Espírito Santo? Como eles – vocês – estão preparados para fazer boas escolhas?".

Tilley terminou dizendo que é preciso haver uma recuperação do respeito, não apenas da boca para fora, ao papel do Espírito Santo de engendrar a unidade e a santidade na Igreja.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados