Papa denuncia consumismo no mundo moderno

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 08 Junho 2012

O Papa Bento16 denunciou nesta quinta-feira a dessacralização da fé e o consumismo do mundo moderno durante a missa de Corpus Christi celebrada em Roma. "Se uma mãe e um pai, em nome de uma fé dessacralizada, privam seus filhos dos ritos religiosos, na realidade deixam o caminho livre para outros sucedâneos presentes na sociedade de consumo, para outros ritos e outros símbolos, que muito facilmente poderão converter-se em ídolos", afirmou ante os fiéis que assistiam à cerimônia na basílica de São João de Latrão.

A notícia é do sítio G1 reproduzindo reportagem da agência AFP, 07-06-2012.

Ao término da cerimônia, o pontífice foi a bordo do papamóvel em procissão à basílica de Santa Maria Maior, no coração de Roma. O papa, que parecia cansado, não fez alusões às tensões dentro do Vaticano pelo recente vazamento de documentos confidenciais e como é sua tradição falou apenas de questões religiosas."Se em nome da fé secularizada, que não precisa de ritos sagrados, se decidisse anular a procissão de Corpus Christi, o perfil espiritual de Roma diminuiria", comentou.

A festividade foi instituída em 1264 devido ao chamado "milagre de Bolsena", quando um padre que duvidava da presença real de Cristo na eucaristia pediu a Deus um sinal: segundo a tradição católica, algumas gotas de sangue saíram da hóstia consagrada.