• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

No país, há 30 milhões de internautas 'multitelas'

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Agosto 2013

De acordo com o Google, o total de internautas brasileiros multitelas supera o número de usuários de países como Reino Unido e França, que possuem 16 milhões e 19 milhões de internautas multitelas, respectivamente. Nesses países, esses usuários correspondem a 37% do total de internautas.

A reportagem é de Cibelle Bouças, publicada pelo jornal Valor, 21-08-2013.

Há cerca de 15 anos, especialistas em tecnologia da informação indicaram como uma das grandes tendências a convergência mundial, que prevê a integração de mídias (telefonia, TV, rádio e jornais) e a interação entre usuários de diferentes meios em um ambiente único. O crescimento no número de internautas e o fácil acesso à internet com dispositivos móveis tornaram o cenário mais propício à convergência digital. Um indicador usado para mensurar o tamanho desse mercado é o número de internautas que usam três ou mais equipamentos - televisão, computador, tablet e smartphone - ao longo do dia.

No Brasil, esse mercado já se tornou significativo: no país existem 30 milhões de internautas "multitelas", que usam diariamente pelo menos três desses equipamentos e fazem interações sobre um mesmo conteúdo nos diferentes dispositivos. Esse número equivale a cerca de 30% dos internautas no país. Esses dados fazem parte de um estudo encomendado pelo Google e realizado pela empresa de pesquisas Ipsos Media CT. A Ipsos Media CT ouviu 1,3 mil pessoas no país.

"Mais importante que o número de consumidores multitelas é a qualidade dessa audiência no Brasil", disse Maria Helena Marinho, diretora de conhecimentos marketing do Google Brasil. Em média, disse, os brasileiros multitelas possuem uma renda média mensal três vezes superior à média per capita no país, que é de R$ 783, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse público também faz mais compras pela internet que a média. No país, 3% das compras do varejo são feitas on-line. No caso dos usuários multitelas, 27% das compras passam pela internet. "Esse público não entra na internet, ele está conectado o tempo todo, seja por smartphone ou tablet ou computador", disse Flávia Verginelli, diretora de produtos e soluções do Google Brasil.

A pesquisa indicou ainda que 68% dos internautas multitelas fazem interações na web enquanto assistem à TV. Maria Helena afirmou que o brasileiro gasta em média por semana 26 horas em frente ao computador, de 11 a 13 horas navegando no smartphone ou tablet e 19 horas em frente à TV. "Existe um grande potencial para companhias aproveitarem esse trânsito dos consumidores por diferentes telas para reforçar suas marcas", disse Maria Helena.

O Google começou a oferecer para companhias a possibilidade de realizar campanhas publicitárias multitelas, que incluem anúncios na web, nos sites para celulares e outros serviços do Google. De acordo com Flávia, no mundo, 95% dos anunciantes do Google passaram a realizar esse tipo de campanha. No ano passado, o Google registrou uma receita mundial com anúncios de US$ 47,7 bilhões. Nos últimos 12 meses, foram realizadas mais de 1,5 milhão de campanhas nesse formato. A companhia não divulga dados sobre campanhas realizadas no Brasil.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados