Caminhantes em busca da verdade e da vida! Breve reflexão para crentes ou não. Comentário de Chico Alencar

Foto: ysnapshotjournal | Pexels

Mais Lidos

  • EUA versus Irã: uma guerra de forças desiguais que nenhum dos lados poderia vencer

    LER MAIS
  • A onda de calor que está reescrevendo a história climática da Europa

    LER MAIS
  • FIFA aciona protocolo climático e interrompe partida da Copa do Mundo 2026

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

04 Mai 2026

"A primeira atitude para nos conhecermos (e nos transcendermos), sobretudo nesse tempo de tanta neurose, incerteza e ansiedade, é a serenidade. Nada a temer nessa existência, "sempre desejada, por mais que esteja errada", cantou a multidão com Shakira e Bethânia, relembrando Gonzaguinha (1945-1991)...", escreve Chico Alencar, deputado federal - PSOL-RJ, ao comentar o Evangelho desse domingo.

Eis o comentário.

Nesse domingo Jesus nos chega despedindo-se dos seus, na Última Ceia (João, 14, 1-12). Suave, Ele manifesta seu desejo de Paz: "não fique perturbado o coração de vocês...".

Séculos depois, Santa Teresa D'Ávila (1515-1582) rezaria mantra semelhante: "Nada te turbe, nada te espante, solo Dios basta".

A primeira atitude para nos conhecermos (e nos transcendermos), sobretudo nesse tempo de tanta neurose, incerteza e ansiedade, é a serenidade.

Nada a temer nessa existência, "sempre desejada, por mais que esteja errada", cantou a multidão com Shakira e Bethânia, relembrando Gonzaguinha (1945-1991)...

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida", continuou Jesus. Afirmação da consciência de sua missão, e entrega a nós da responsabilidade de também ter rumo, clareza e presença na Terra.

Não é à toa que "Caminho" é a primeira menção: é imposição da nossa condição humana. Sem caminhar não alcançamos verdade, não vivemos a vida.

Jesus foi um caminhante: dos campos, dos mares (nas embarcações), das vielas das cidades por onde circulou. Sempre "em saída", rumo aos outros. Jamais foi um místico solitário, fechado na caverna de si mesmo.

Olha que bonito: os primeiros discípulos de Cristo eram chamados de "seguidores do Caminho"!

Viver é caminhar! Almir Sater e Renato Teixeira compuseram uma linda canção, "Tocando em frente", onde falam de "um velho boiadeiro levando a boiada/ tocando os dias pela longa estrada, eu vou/ estrada eu sou".

Compondo nossa própria história, é nessa caminhada que alcançamos, apesar dos inevitáveis tropeços, "o dom de ser capaz, de ser feliz". Nossa vocação divina!

É caminhando que vamos descobrindo nossa verdade interior e aprendendo a enxergar a verdade social - para a ajudar a torná-la menos opressiva para tantos, falseada por interesses ocultos tantas vezes "vitoriosos".

O que é o CAMINHO, onde encontramos a VERDADE, senão a realização da VIDA, esse dom de Deus?

Como Jesus, somos travessia. Guimarães Rosa (1908-1967), através do jagunço filósofo Riobaldo, nos ensina: "o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia".

É aqui, é agora: estamos de fato a caminho, com o coração sereno, fiéis à verdade, afastando mentiras e negacionismos, aprendendo a viver?

Sem caminhar não estaremos inteiros na vida. Sem amar não sentiremos Deus.

Que você tenha sempre a graça do bom caminho, da busca da verdade e da plenitude da vida.

Amém!

Leia mais