"Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone" é o tema de capa da revista IHU On-Line desta semana

23 Outubro 2019

Número 543 da revista é intitulada "Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone"

Retomar o pensamento dos povos nativos do Brasil em uma perspectiva de reflexão teórica profunda exige desestabilizar o cânone de uma forma de estar no mundo baseada exclusivamente na lógica predicativa. Pensar para além da obsessão do ente foi um exercício, em alguma medida, tentado por uma vertente do Modernismo Brasileiro, que encontrou nas cosmologias ameríndias a inspiração para um movimento ético, estético e teórico que dá tintas tropicais a um pensamento tipicamente brasileiro. É esse o objetivo do Ciclo de palestras Ontologias Anarquistas, evento que já está no II Ciclo e vem sendo promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU. E, dentro desta perspectiva, a presente edição da revista IHU On-Line também entra no debate e reúne uma série de entrevistas que tratam de literatura a política, de arte a filosofia, para pensar a contemporaneidade.

Capa do último número da IHU On-Line (Arte: AgexCom)

Entre os entrevistados, estão: Raul Antelo, professor titular de literatura brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC;  Alexandre Nodari, professor de Literatura Brasileira e Teoria Literária da Universidade Federal do Paraná - UFPR; Eduardo Sterzi, professor de Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp; Veronica Stigger, doutora em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo - USP; Luís Augusto Fischer, doutor, mestre e graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; a psicanalista Flávia Cêra; Éder Silveira, professor na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA; e Fernando Silva e Silva, doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica - PUCRS.

A edição ainda traz uma entrevista com o cientista Carlos Nobre e o teólogo Paulo Suess, que analisam os primeiros dias de debates do Sínodo Pan-Amazônico, em Roma; o artigo A ideologização da Sociologia (além de uma simples distração), do professor doutor e pesquisador do PPG em Ciências Sociais da Unisinos Carlos Gadea; e ainda a crítica de cinema de João Ladeira sobre o filme Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (2019).

Acesse a edição completa da IHU On-Line.