Ieronymmos II será o anfitrião do Papa Francisco e Bartolomeu na ilha de Lesbos

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

06 Abril 2016

O apelo de Ieronymmos II, Primaz da Igreja ortodoxa grega desde 2008, “nos ajudem a ajudar” foi acolhido pelo Papa Francisco e pelo Patriarca Bartolomeu: os três guias espirituais estarão juntos na ilha de Lesbos, que se tornou um dos símbolos do drama dos refugiados do mar Mediterrâneo.

A reportagem é de Francesco Gagliano e publicada por Sismografo, 05-04-2016. A tradução é de IHU On-Line.

No domingo, 6 de março, Ieronymos II esteve num outro ponto nevrálgico da emergência dos refugiados: Pireo, o histórico porto da cidade de Atenas donde é Arcebispo.

Aqui, juntamente com associações humanitárias de acolhimento, distribuiu gêneros de primeira necessidade aos prófugos e refugiados presentes. Agora o seu apelo é acolhido por quem sabe da deriva emergencial que está assumindo o fenômeno migratório com origem em países como a Síria e Turquia em direção às costas gregas, italianas, espanholas e pelo corredor dos Balcãs.

Francisco e Bartolomeu serão acolhidos pelo presidente grego Prokopis Pavlopoulos e outras autoridades do Santo Sínodo que numa declaração de hoje escreve: “A personalidade e a autoridade do Patriarca Ecumênico e a importância e o peso da presença do pontífice enviam para todos os cantos do mundo uma forte mensagem que quer acordar a comunidade internacional para que alivie os problemas dos prófugos”.

Veja também: