Índios protestam em Manaus contra PEC 215 e outros retrocessos em seus direitos

Mais Lidos

  • Lira mensageira. Drummond e o grupo modernistamineiro é o mais recente livro de um dos principais pesquisadores da cultura no Brasil

    Drummond e o modernismo mineiro. A incontornável relação entre as elites políticas e os intelectuais modernistas. Entrevista especial com Sergio Miceli

    LER MAIS
  • Indígenas cercados: ruralistas contra-atacam. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • O papel da mulher na Igreja continua sendo uma questão delicada que o Vaticano não consegue resolver. Artigo de Christine Schenk

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

08 Mai 2015

Cerca de 250 pessoas realizaram a mobilização em defesa dos direitos indígenas, em especial contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 215). Apesar da chuva, eles caminharam até a Praça do Congresso, no centro de Manaus

A reportagem foi publicada pelo Instituto Socioambiental - ISA, 06-05-2015.

Na quarta (29/4), em Manaus (AM), cerca de 250 pessoas, na maioria indígenas, realizaram uma mobilização em defesa dos direitos indígenas, em especial contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 215). Apesar da chuva, eles caminharam até a Praça do Congresso, no centro da cidade.

Manifestantes também protestaram contra paralisação das demarcações de Terras Indígenas | Wilde Itaborahy - ISA

Os manifestantes reivindicaram o arquivamento definitivo da PEC, que transfere para o Congresso Nacional o poder de reconhecer e demarcar Terras Indígenas, Unidades de Conservação e Territórios Quilombolas. Na prática, se aprovado o projeto deverá paralisar de vez o processo de oficialização dessas áreas. Os participantes cobraram ainda uma postura mais ativa dos parlamentares amazonenses na defesa dos direitos já conquistados pelas populações indígenas e tradicionais e um maior diálogo com os governos estadual e federal.

A mobilização foi convocada pela Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam) e pela Coordenação das Organizações e Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME) e teve apoio do ISA e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Os organizadores pretendem, a partir de agora, mobilizar novos parceiros, organizações ambientalistas, movimentos sociais, comunidades extrativistas e de ribeirinhos contra as ameaças de retrocesso na política ambiental e na defesa dos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais.