Comentário de Pe. Lombardi sobre a situação na Ciudad del Este, no Paraguai

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

04 Agosto 2014

Respondendo a perguntas dos jornalistas, o diretor da Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, SJ, fez uma declaração sobre a situação na Diocese da Ciudad del Este (Paraguai) e da Visita Apostólica do Cardeal Santos Abril y Castelló.

A informação é publicada pela Radio Vaticano, em 30-07-2014. A tradução é de Caio Fernando Flores Coelho.

A visitação foi anunciada pelo Núncio Apostólico para o Paraguai no dia 2 de julho, e ocorreu de 21 a 26 de julho deste ano.

"Em relação à situação na Diocese da Ciudad del Este (Paraguai)," Pe. Lombardi afirma, "eu posso confirmar que, no decorrer da visita, o Cardeal Santos Abril y Castelló advertiu o Bispo Livieres (Rogelio Ricardo Livieres Plano) contra o processo de novas ordenações sacerdotais. Nenhuma outra disposição foi anunciada. O Cardeal Santos Abril y Castelló apresentará os resultados de sua visita ao Papa".

As notícias também haviam sugerido que o Vigário Geral da Diocese, Pe. Carlos Urrutigoity, foi demitido. Padre Urrutigoity tem sido alvo de acusações de má conduta sexual envolvendo menores em uma escola no estado da Pensilvânia, EUA. A Diocese tem apontado que as acusações contra o padre Urrutigoity nunca foram provadas.

Em seu depoimento, Pe. Lombardi observou que o Pe. Urrutigoity tinha sido demitido das suas funções como Vigário Geral, logo antes da visitação: "No que diz respeito ao Padre Carlos Urrutigoity, ele havia sido dispensado de suas funções como vigário-geral pelo bispo Livieres em 14 de julho, poucos dias antes da visitação, em razão do cumprimento de outras obrigações de sua parte."