Na abertura do Fórum sobre Florestas, ONU pede proteção de fontes vitais

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

10 Abril 2013

A 10ª sessão da reunião começou nesta segunda-feira, em Istambul, na Turquia; mais de 1,6 bilhão de pessoas no mundo dependem das florestas, incluindo comunidades indígenas.

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais afirmou que os serviços fornecidos pelas florestas continuam sendo subestimados, desvalorizados e superexplorados.

A informação é da Rádio Onu, 10-04-2013.

Wu Hongbo fez a declaração nesta segunda-feira, durante a abertura do 10° Fórum sobre as Florestas, em Istambul, na Turquia. O representante da ONU lembrou que o desmatamento continua ocorrendo, para que a terra seja usada para agricultura ou outros fins, sem que haja planejamento. Segundo ele, as consequências são ambientais, sociais e econômicas.

Impactos

De acordo com Wu Hongbo, há provas de que tais impactos dificilmente ficam dentro das fronteiras nacionais, notando que frequetemente, as consequências são além-fronteiras.

O subsecretário-geral pediu mais esforços, a nível regional e global, a favor das florestas.

Segundo as Nações Unidas, 1,6 bilhão de pessoas, incluindo milhares de comunidades indígenas, dependem das florestas como meio de subsistência. As florestas também são fonte de água limpa e ajudam a regular a quantidade de carbono na atmosfera. Mais de 3 bilhões dependem da madeira para cozinhar e se aquecerem.

Sustentabilidade

O Fórum sobre Florestas foi estabelecido no ano 2000, como plataforma de desenvolvimento de políticas e de cooperação internacional. O objetivo é promover a sustentabilidade das matas, além de reforçar o compromisso político em torno dos recursos.

A reunião na Turquia ocorre até 19 de abril, com o tema “Florestas para o Desenvolvimento Econômico”.

A estimativa é de que mais de 13 milhões de hectares de florestas são perdidos por ano, uma área equivalente ao tamanho da Inglaterra.