Líderes cristãos pedem ao presidente Santos que inicie diálogo com guerrilheiros

Mais Lidos

  • A catolização de Jesus de Nazaré: uma febre que mata. Artigo de Daniel Luiz Medeiros

    LER MAIS
  • ‘Magnifica humanitas’, a primeira encíclica de Leão XIV, será lançada em 15 de maio

    LER MAIS
  • A pesquisadora explora imagens artísticas sobre o colapso planetário que vivenciamos e oferece um panorama das questões associadas ao fenômeno do colapso ambiental global no qual estamos inseridos

    Imagens e imaginários do Antropoceno. Entrevista especial com Carolina Cunha

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

08 Mai 2012

Mais de 250 líderes e membros de diferentes igrejas e organizações ecumênicas da Colômbia e de países da região encaminharam carta ao presidente Juan Manuel Santos com a solicitação de que inicie o diálogo com as guerrilhas para alcançar a paz no país e superar, assim, o ciclo de violência fratricida que abate colombianos e colombianas nos últimos 50 anos.

A reportagem é de Milton Mejia e publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 07-05-2012.

A paz é possível na Colômbia, afirmam os manifestantes, apesar das notícias que um dia informam de maneira eufórica a morte de guerrilheiros e no outro anunciam a morte de soldados pela ação das guerrilhas. “Ambas notícias nos causam tristeza e dor, pois se irmãos se assassinam é sinal que a ordem social e espiritual criada por Deus em Gênesis não vai por bom caminho”, apontam.

A petição leva em conta o crescimento dos pedidos de dialogo que surge da sociedade civil. Também os anima a comunicação dos grupos guerrilheiros das FARC e do ELN, que expressam interesse na solução não violenta do confronto armado e a disposição do presidente Santos para procurar a paz por meio do diálogo.

Firmam a carta, entre outros, representantes colombianos das igrejas Presbiteriana, Menonita, Metodista, Batista, Luterana, União Missionária, Católica San Nicolás da Rocha, Salem Internacional, Filhos da Graça, Interamericana e lideranças de organismos como o Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), Oikonest, Sepaj, Associação Verapaz da Espanha, Centro Ellacuri de Bilbao, Rede Ecumênica da Colômbia, Justapaz, Irmãs Dominicanas, Universidade Reformada, Fundação Universidade Batista, Universidade Católica do Norte, Seminário Menonita.