"É preciso estender pontes", afirma arcebispo de Lima

Mais Lidos

  • Lira mensageira. Drummond e o grupo modernistamineiro é o mais recente livro de um dos principais pesquisadores da cultura no Brasil

    Drummond e o modernismo mineiro. A incontornável relação entre as elites políticas e os intelectuais modernistas. Entrevista especial com Sergio Miceli

    LER MAIS
  • Indígenas cercados: ruralistas contra-atacam. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • O papel da mulher na Igreja continua sendo uma questão delicada que o Vaticano não consegue resolver. Artigo de Christine Schenk

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

28 Agosto 2011

É preciso deixar de lado a soberba, o orgulho. É preciso estender pontes, é preciso buscar o bem.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 27-08-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O arcebispo de Lima, Juan Luis Cipriani, comentou o caso da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), a quem o Vaticano pediu a modificação de diversos artigos de seus estatutos.

"São dias, digo-o com certa pena, em que vocês devem ter lido em quase todos os jornais a respeito de brigas, problemas com a Universidade Católica,  etc. (...) Não há derrotas nem vitórias", disse o cardeal no programa Diálogos de Fé da RPP Noticias.

"É preciso deixar de lado a soberba, o orgulho. É preciso estender pontes, é preciso buscar o bem. O país está buscando paz, está buscando um desenvolvimento para todos, a família unida, perto de Deus", acrescentou.

Recentemente, os bispos do Peru exortaram as autoridades da PUCP a acolher o pedido formulado pelo Vaticano e corrigir seus estatutos, a fim de serem aprovados pela Congregação para a Educação Católica.

A Santa Sé pediu para a modificação de diversos artigos dos estatutos da PUCP. Entre eles, o 85, que afirma que o reitor da universidade deve ser nomeado pelo Grão-Chanceler (Cipriani) a partir de três candidatos escolhidos pela Assembleia Universitária.