Acelerar a transição energética reduz os riscos climáticos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

22 Novembro 2021


“Quem embarcaria em um avião se a chance de chegar com segurança fosse de apenas 50%?” pergunte a Harald Desing e Rolf Widmer no início de sua publicação. Em nossa jornada para o futuro com a espaçonave Terra, não temos a opção de entrar ou sair.

 

É, portanto, ainda mais surpreendente que, mesmo com os caminhos de transição otimistas do IPCC (“Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas”), as chances de limitar o aquecimento global a 1,5 °C são de apenas cerca de 50 por cento.

 

A reportagem foi publicada por Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology (EMPA) e reproduzida por EcoDebate, 19-11-2021. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

 

 

 

Abordagem radicalmente simplificada

 

Portanto, precisamos fazer mais para aumentar as chances de chegar em um futuro seguro, raciocinaram os dois pesquisadores do Empa. E comecei a fazer as contas para encontrar o limite físico para acelerar a transição energética. Usando um modelo desenvolvido especificamente para esse fim no laboratório de pesquisa “Tecnologia e Sociedade” da Empa, eles simplificaram a economia global em uma imagem radical e clara: há um “motor fóssil” que combina todos os sistemas de energia não renováveis de hoje e converte fósseis combustíveis em eletricidade. E existe uma “máquina solar” que gera eletricidade a partir da luz solar.

Como o potencial solar nos telhados, fachadas, estacionamentos e outras infraestruturas já selados é suficiente para a recuperação, não há necessidade de parques solares nem grandes parques eólicos. Claramente, precisamos desligar a máquina fóssil o mais rápido possível e construir e operar a outra máquina solar. A construção da máquina solar precisa antes de mais nada de energia, que no início da transição energética só pode vir da máquina fóssil. Como podemos fazer isso com as emissões cumulativas mais baixas possíveis? Porque a temperatura da atmosfera não depende das emissões atuais, mas sim das emissões cumulativas – incluindo as emissões anteriores.

 

Acelerar a todo o vapor e, em seguida, travar com força

 

Os dois pesquisadores calcularam vários cenários e chegaram a uma conclusão clara: agora teríamos que utilizar todas as usinas de combustível fóssil em sua capacidade máxima e colocar a energia adicional assim obtida na construção da máquina solar. “Nossa simulação mostra que a conversão mais rápida possível do setor de energia gera as menores emissões cumulativas de CO2”, diz Desing. Paradoxalmente, isso significa que as emissões fósseis aumentam em até 40% durante a transição, mas com o único propósito de construir infraestrutura solar. Assim, a transição energética poderia ser concluída em cinco anos, resultando nas menores emissões cumulativas. Depois disso, o motor fóssil pode ser desligado.

Mas mesmo a transição de energia mais rápida possível ainda tem 20% de chance de exceder a meta de 1,5 °C. Não podemos ir mais baixo do que isso, já é tarde demais. E a cada ano que esperamos aumenta ainda mais essa probabilidade.

Conclusão: Teoricamente, ainda seria possível reduzir a probabilidade de ultrapassar a meta climática de 1,5 ° C para menos de 50% – mas somente se agora acelerarmos a transição energética. O trabalho de pesquisa foi financiado pela Swiss National Science Foundation (SNSF).


Referência

 

Reducing climate risks with fast and complete energy transitions: applying the precautionary principle to the Paris agreement
Harald Desing, Rolf Widmer
Environmental Research Letters (ERL), November 2021
DOI 10.1088/1748-9326/ac36f9

Article has an altmetric score of 73

 

 

Leia mais 

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Acelerar a transição energética reduz os riscos climáticos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU