A 34ª viagem internacional do Papa, sua saúde e os compromissos nos próximos dois meses

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • A crise energética, a escolha europeia, e a “reviravolta russa”. Artigo de José Luís Fiori

    LER MAIS
  • As feridas cada vez mais abertas. As acusações da Unicef e da Oxfam

    LER MAIS
  • A fantasia de Deus. Leonardo Boff e o Espírito Santo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


26 Julho 2021

 

Sessenta e oito dias após a cirurgia digestiva, com a ressecção de uma parte do cólon, o Papa Francisco no espaço de pouco mais de 80 horas (12 a 15 de setembro) fará várias viagens para visitar Budapeste, capital da Hungria, onde presidirá a 'Eucaristia que conclui o 52º Congresso Eucarístico Internacional, e quatro cidades da Eslováquia (Bratislava, Kosice/Lunik IX, Presov e Sastin). O Santo Padre enfrentará um esforço considerável e complexo não só do ponto de vista da mobilidade, mas também no caso da alimentação, do descanso e da sua pastoral física que o leva a estar em contato com as pessoas. Essas atividades, longos minutos entre peregrinos e fiéis, levantam também a questão da pandemia e da nova onda de contágios com variantes agressivas que se preveem para os meses de agosto e setembro na Europa Central.

A reportagem é de L.B. e R.C., publicada por Il Sismografo, 24-07-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Pelo que todos pudemos ver, o Papa Francisco está fazendo bons progressos em sua convalescença, embora ainda persista uma certa fragilidade para ficar em pé por muito tempo e para caminhar. Desde que deixou o hospital Gemelli, no dia 14 de julho, sempre há uma cadeira de rodas no bagageiro do carro que o acompanha.

A próxima, portanto, não será uma viagem fácil. Suas dinâmicas não são mais aquelas das primeiras 32 viagens internacionais. Na de número 34, Iraque, de 5 a 8 de março passado, os desafios da pandemia do coronavírus foram superados bem e sem as consequências que muitos, inclusive nós, temiam. No entanto, ao regressar ao avião, o Papa falou do seu cansaço e pela primeira vez redimensionou essas peregrinações dizendo: “Então, o oitavo ano do pontificado. Não sei se as viagens vão diminuir ou não, apenas confesso que nessa viagem fiquei mais cansada que nas outras. Os 84 [anos] não vêm sozinhos! É uma consequência ... Mas veremos. Agora [em setembro] terei que ir à Hungria para a missa final do Congresso Eucarístico Internacional. Não uma visita ao país, à Missa. Mas Budapeste fica a duas horas de carro de Bratislava: por que não fazer uma visita aos eslovacos? Não sei. .. E é assim que as coisas começam ..."

Nesta próxima 34ª Peregrinação Internacional do Papa, embora ainda permaneça a questão da pandemia (fortemente monitorada pela Hungria e Eslováquia), a questão principal é outra: a saúde do Pontífice e o impacto do cansaço e desgaste concentrados em cerca de três dias e meio.

Até agora as premissas são boas, pois a recuperação e reabilitação do Papa continuam a progredir de forma sólida e certa, como já foi dito. No entanto, deve ser lembrado que o Papa Francisco é monitorado regularmente como paciente convalescente. Inclusive os médicos, liderados pelo prof. Roberto Bernabei, médico particular do Santo Padre há alguns meses, oferecerão sugestões e conselhos para uma conduta apropriada. Certamente, o fato de que amanhã, primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a Missa na Basílica de São Pedro não será presidida pelo Santo Padre, é uma indicação desse monitoramento.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A 34ª viagem internacional do Papa, sua saúde e os compromissos nos próximos dois meses - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV