A Igreja ortodoxa não abençoa as uniões homossexuais, pois são pecaminosas

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • Por defender indígenas, arcebispo de Porto Velho é alvo de intimidações até nas missas

    LER MAIS
  • Algorética: os valores atemporais da religião e sua contribuição insubstituível para o desenvolvimento humano e pacífico da inteligência artificial. Artigo de Paolo Benanti

    LER MAIS
  • “Elon Musk é um exemplo de que o capitalismo está se desintegrando”. Entrevista com Jonathan Crary

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


30 Março 2021

No responsum da Congregação para a Doutrina da Fé publicada recentemente à pergunta sobre a possibilidade de abençoar casais homossexuais foi claramente declarado: “não existe fundamento algum para assimilar ou estabelecer analogias, nem sequer remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus sobre o matrimônio e a família”. Ao mesmo tempo, alguns comentaristas não entenderam a afirmação do documento de que a bênção individual de pessoas que estão em uma união do mesmo sexo não está excluída.

A reportagem é publicada por Igreja Ortodoxa Russa, 29-03-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Como o presidente do Departamento de Relações Eclesiásticas Externas (DECR) do Patriarcado Metropolitano de Moscou, o metropolita Hilarion de Volokolamsk observou no programa de televisão "A Igreja e o Mundo", este documento atesta a identidade da doutrina oficial da Igreja Católica Romana a respeito uniões homossexuais e a doutrina da Igreja Ortodoxa: “Não podemos aceitar a união homossexual de forma alguma e sob nenhuma forma como matrimônio, com todas as consequências dessa recusa”, ressaltou o metropolita, “Portanto, o sacramento do matrimônio não pode ser celebrado nem concedida uma bênção para um casal homossexual”.

Comentando sobre a possibilidade de uma bênção individual para pessoas de orientação homossexual, que é mencionada no documento da Igreja Católica Romana, o presidente do Decr expressou sua opinião: “Na medida em que entendi o sentido deste documento, trata-se do seguinte: as pessoas que vivem em união homossexual não podem de forma alguma receber a bênção por viver em tal união. Mas isso não exclui a possibilidade de uma bênção da Igreja para cada uma dessas pessoas - não pela convivência pecaminosa, mas simplesmente uma bênção individual. Pessoas de orientação homossexual também nos procuram nas paróquias ortodoxas. Qualquer pessoa pode recorrer a um padre para obter uma bênção e o padre não pode recusá-la. Porém, se tal homem ou mulher lhe pede a bênção por viver em união homossexual, o sacerdote a recusa”.

“Pelo que entendi, nesta matéria há um acordo total entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica: a união homossexual não é aceitável porque, do ponto de vista da Igreja, é um pecado. Portanto, se dois homens ou duas mulheres vierem a um sacerdote e pedirem que lhes dê uma forma de bênção por viverem em união, tal bênção não será concedida”, frisou o metropolita. Ao mesmo tempo, continuou o metropolita Hilarion, se cada uma dessas pessoas pedir ao sacerdote uma bênção individual, o sacerdote não rejeitará tal pessoa, pois não rejeita as pessoas que cometem outros tipos de pecados. “Essas pessoas vêm à igreja para se confessar com um sacerdote ou para receber uma bênção. Não abençoamos seu modo de vida pecaminoso, mas abençoamos a pessoa humana”, observou o Metropolita Hilarion, “Dizemos: se você quer se salvar, deve renunciar à vida no pecado”.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A Igreja ortodoxa não abençoa as uniões homossexuais, pois são pecaminosas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV