Quaresma: na primeira sexta-feira, oração pelas vítimas de abusos

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • A arte da leitura. Artigo de Enzo Bianchi

    LER MAIS
  • Maria Madalena era realmente de Magdala? Duas pesquisadoras investigam isso

    LER MAIS
  • Tudo é vida. “A espiritualidade com a roupa do dia a dia”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


18 Fevereiro 2021

O novo site da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores lembra o dia de oração por aqueles que sofreram abusos. A iniciativa acontecerá em muitas igrejas no início do período da Quaresma.

A reportagem é de Benedetta Capelli, publicada por Vatican News, 17-02-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

A oração como parte do processo de cura para sobreviventes de abuso, para as suas famílias e as comunidades de fiéis. É o que lemos no novo site em inglês da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, que anuncia o Dia de Oração na primeira sexta-feira da Quaresma e que será celebrado em dezenas de igrejas locais. Na Irlanda, por exemplo, velas serão acesas nas catedrais e paróquias para lembrar o Dia, enquanto as igrejas da Escócia e da Polônia realizarão liturgias especiais na sexta-feira, 19 de fevereiro.

Uma oração para sensibilizar

No final de 2016, o Papa Francisco - diz o site - escreveu às Conferências Episcopais de todo o mundo pedindo-lhes que escolhessem um momento apropriado durante o ano litúrgico para observar um Dia Nacional de Oração pelas vítimas e sobreviventes de abusos. Uma iniciativa apoiada pelo Pontífice a partir da contribuição da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores. “A oração - explica o texto - é também uma forma importante de sensibilizar toda a Igreja sobre a realidade dos abusos, de promover a atenção”, mas também de apelar à “vigilância” e à “prevenção”.

O Dia no mundo

Nos últimos quatro anos, muitas Conferências Episcopais e dioceses individuais implementaram essa proposta. Na Austrália, a Igreja lembra o Dia de Oração em 11 de setembro para coincidir com o Dia Nacional para a Proteção das Crianças. As Conferências Episcopais da África Austral [SACBC] abraçaram a proposta, dedicando três dias à iniciativa que culmina no segundo domingo do Advento. Muitas igrejas europeias - da Espanha à Suíça - ligaram a iniciativa ao domingo mais próximo ao Dia Mundial da Criança, 20 de novembro. Outras ainda - como França e Bélgica - estabeleceram Dias Nacionais de Oração e Jejum para as pessoas que sofreram abusos. No site da Comissão é possível encontrar subsídios para organizar o Dia com orações e liturgias penitenciais.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quaresma: na primeira sexta-feira, oração pelas vítimas de abusos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV