Conselho Mundial de Igrejas e Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso lançam documento ‘Servir a um mundo ferido’

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Agosto 2020

O Conselho Mundial de Igrejas – CMI e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso – PCDI lançaram [1] um documento conjunto intitulado “Servir a um mundo ferido na solidariedade inter-religiosa. Um chamado cristão à reflexão e à ação durante a Covid-9”. [2] O objetivo do documento é encorajar as igrejas e organizações cristãs a refletirem sobre a importância da solidariedade inter-religiosa em um mundo ferido pela pandemia de covid-19.

A reportagem é publicada por Sala de Imprensa da Santa Sé, 27-08-2020. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

O documento oferece uma base cristã para a solidariedade inter-religiosa que pode inspirar e confirmar o impulso a servir a um mundo ferido não só pela covid-19 como também pelas muitas outras feridas.

A publicação foi pensada também para ser útil aos praticantes de outras religiões, que já responderam à covid-19 com pensamentos semelhantes baseados em suas próprias tradições.

O texto reconhece o contexto atual da pandemia como um momento para descobrir novas formas de solidariedade para repensar o mundo pós-covid-19. Composto por cinco seções, o documento reflete sobre a natureza de uma solidariedade sustentada pela esperança e oferece uma base cristã para a solidariedade inter-religiosa, alguns princípios-chave e um conjunto de recomendações sobre como a reflexão sobre a solidariedade pode se traduzir em ações concretas e credíveis.

O Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, presidente do PCDI, refletiu que o serviço cristão e a solidariedade, em um mundo ferido, estão na ordem do dia das atividades da PCDI e do CMI desde o ano passado. A pandemia de covid-19 inspirou o projeto a agir como uma “resposta ecumênica e inter-religiosa oportuna”, acrescentando que “a pandemia trouxe à tona as feridas e as fragilidades de nosso mundo, revelando que nossas respostas devem ser oferecidas em solidariedade inclusiva, aberta aos seguidores de outras tradições religiosas e às pessoas de boa vontade, dada a preocupação por toda a família humana”.

O secretário-geral interino do CMI, o Prof. Rev. Ioan Sauca enfatizou que o diálogo inter-religioso é fundamental para a cura e o cuidado uns dos outros em nível mundial. “Diante da pandemia de covid-19, a família humana está enfrentando em conjunto um chamado sem precedentes para proteger uns aos outros e salvar nossas comunidades”, disse ele. “O diálogo inter-religioso não somente ajuda a esclarecer os princípios da nossa fé e da nossa identidade cristã, mas também abre a nossa compreensão dos desafios – e das soluções criativas – que os outros podem oferecer”.

O documento é o mais recente a ser coproduzido pelo CMI e pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, após a publicação de “Educação para a Paz no mundo plurirreligioso: uma perspectiva cristã”, feita em maio de 2019.

 

Notas:

[1] Comunicado conjunto da Sala de Imprensa da Santa Sé.

[2] O documento encontra-se, em inglês, aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conselho Mundial de Igrejas e Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso lançam documento ‘Servir a um mundo ferido’ - Instituto Humanitas Unisinos - IHU