Por onde a água passa

Rio São Francisco | Foto: Cleferson Comarela - Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

02 Novembro 2019

Por onde a água passa produz modificações. Pode dissolver os minerais das rochas e arrastar seus componentes bem distantes para a deposição. Pode formar rios, lagos e oceanos, acumulando um volume considerável de espécies aquáticas. Pode tanto recarregar os aquíferos como transbordar em áreas de inundação e causar prejuízos econômicos em áreas urbanas.

O texto é enviado pelo autor do livro, Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio Campos.[1]  

Por onde a água passa – coletânea de artigos é uma coletânea de 74 artigos em fac-símiles escritos pelo autor e publicados no jornal Gazeta de Ribeirão de Ribeirão Preto (SP) entre os anos de 2006 e 2012.

A abertura dessa coletânea é um fac-símile da entrevista dada para a Gazeta de Ribeirão em 03/09/2006, sobre o risco de urbanização da Zona Leste de Ribeirão Preto (SP) em área de recarga do Aquífero Guarani, e que foi seminal no estímulo para o envio de artigos para publicação no jornal.

Esses artigos foram escritos e motivados pela necessidade de se divulgar o tema relacionado às Ciências da Terra, com ênfase ao Aquífero Guarani, a partir de trabalhos muitas vezes restritos ao meio técnico e/ou acadêmico.

Embora seja um processo lento como o trabalho da água em algumas situações, os textos pretendem estimular mentes e corações no caminho de uma ação comunitária a partir dessa área de atuação.

O livro Por onde a água passa – coletânea de artigos, versão atualizada e ISBN 978-85-85369-23-1, pode ser acessado aqui, gratuitamente, através da direção do CeReGAS - Centro Regional para la Gestión de Aguas Subterráneas (UNESCO).

***

Nota:

[1] Heraldo Campos é Graduado em geologia (1976) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Mestre em Geologia Geral e de Aplicação (1987) e Doutor em Ciências (1993) pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo - USP.  Pós-doutor (2000) pelo Departamento de Ingeniería del Terreno y Cartográfica, Universidad Politécnica de Cataluña - UPC e pós-doutorado (2010) pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo - USP.

 

 

Leia mais