O ‘tsunami’ da infraestrutura global está começando a falhar?

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

13 Julho 2018

O ‘tsunami’ da infraestrutura global está tendo impactos chocantes nos ecossistemas, espécies e áreas selvagens do mundo.

A informação é de William F. Laurance, diretor do Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science e publicada por EcoDebate, 12-07-2018.

A Iniciativa Belt and Road, de US $ 8 trilhões, da China, tem como objetivo financiar projetos de infraestrutura e indústrias extrativistas que abrangerão pelo menos 70 nações. (Foto: Mercator Institute for China Studies/ EcoDebte )

Acontece que um dos argumentos mais poderosos contra projetos de infraestrutura desaprovados é destacar seus diversos riscos – não apenas os riscos ambientais, mas também os riscos financeiros, os riscos políticos e os riscos sociais. A palavra “risco” ressoa em todos os cantos e setores do mundo.

Neste ensaio, "Is the Global Era of Massive Infrastructure Projects Coming to an End?", enfatizo a natureza de tais riscos e também as crescentes evidências de que os proponentes de muitas faixas estão começando a entender o desafio dos riscos que podem enfrentar com grandes projetos de infraestrutura.  

Você poderia, por favor, encaminhar isso para outras pessoas que estariam interessadas? Esta é uma mensagem que precisamos disseminar amplamente – para tomadores de decisão, financiadores, líderes corporativos, jornalistas e o público em geral.

Ainda enfrentamos desafios sem precedentes, mas, pelo menos para mim, esse é um dos vislumbres mais brilhantes da esperança no horizonte.

Tudo de bom a todos(as)

Bill

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)

Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
& College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia

 

Leia mais