Na Amazônia, silenciar e ouvir o canto de harmonia dos povos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

23 Agosto 2017

A irmã italiana Tea Frigério é uma missionária xaveriana que vive e trabalha nas pastorais amazônicas há 42 anos. Pós-graduada em assessoria bíblica e membro da equipe de formação do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), ela participou do Encontro sobre Ecoteologia promovido pela REPAM (Rede Eclesial Pan-amazônica) em Brasília, nos dias 16 e 17 de agosto. E no âmbito do debate “Alcances e Limites da Laudato si à luz da Ecoteologia no Brasil”, a irmã propôs uma reflexão contextual sobre o as vozes do ecossistema, questionando sobre o potencial e a fragilidade do povo amazônico.

A reportagem foi publicada por Rádio Vaticano, 22-08-2017. 

“Silenciar e escutar o canto dos povos amazônicos; o que ele está cantando? Frente à Amazônia deveríamos silenciar. Sentir a brisa que sopra da floresta e escutar as suas vozes, para encontrar o caminho de harmonia e bem viver. O silencio nos faz escutar e provoca a reescrever a história da Amazônia, a partir dos ribeirinhos, do catador de castanha e de coco babaçu, dos seringueiros, das mulheres da Amazônia”.

“O silêncio também nos convida a tirar as sandálias para contemplar a mística da Amazônia e cultivar uma espiritualidade amazônica, numa lógica de complementariedade e escuta, resgatando a relação mística com a água e a terra”, completou.

Em entrevista a Osnilda Lima, da REPAM-Brasil, Irmã Tea Frigerio ressalta a necessidade de um cuidado com os corpos, a terra, a saúde e a alimentação, partilhando com a vida o contato do natural com o divino. É preciso saber, conhecer, a vida e as artes: Deus está presente em tudo”.

Para ouvir o áudio, clique aqui

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Na Amazônia, silenciar e ouvir o canto de harmonia dos povos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU