22 Novembro 2016
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou uma avaliação preliminar do governo brasileiro sobre a 22ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP 22), que terminou nessa sexta-feira (18) em Marrakesh, no Marrocos.
A reportagem foi publicada por Portal Brasil, 21-11-2016.
O documento, ainda preliminar, aponta que a COP-21 pode ser descrita como um ponto de chegada que finalizou uma longa negociação sobre o papel dos países na mitigação do aquecimento global ao adotar o Acordo de Paris. Já a COP-22, representa um “ponto de partida, com foco na definição do chamado “livro de regras”, que estabelecerá como será a implementação das obrigações assumidas em Paris.
O informe também expõe a posição adotada pelos representantes brasileiros na Conferência, como a visão de que o Acordo de Paris é irreversível e de que é necessário acelerar os trabalhos para que ele seja implementado. Além disso, aponta a necessidade, debatida na COP-22, de os países desenvolvidos ampliarem seu nível de financiamento, definindo um mapa do caminho que demonstre como se chegará ao objetivo dos US$ 100 bilhões anuais em 2020.
O Brasil participou da COP com 271 delegados, entre representantes do governo, da academia, de entidades privadas e de organizações não governamentais. No total, foram 87 participantes ligados ao governo – incluindo 16 parlamentares – e 184 da sociedade civil.
A conferência teve início no dia 7 de novembro e terminou na sexta (18). O objetivo era regulamentar os detalhes acerca do Acordo de Paris. Esse pacto representa um esforço de mais de 190 países para conter as emissões de gases de efeito estufa e, com isso, limitar o aumento da temperatura média global a bem abaixo de 2ºC.
Para isso, cada país apresentou metas voluntárias para implementação em seus próprios territórios. Considerada uma das mais ambiciosas, a meta brasileira é reduzir em 37% as emissões até 2025, com indicativo de chegar a 43% em 2030, na comparação com os níveis registrados em 2005.

Leia mais
- COP 22: compromisso de reduzir aquecimento global não tem volta, dizem organizações
- COP 22: urgência com a herança de Paris
- COP 22: ONU lança alerta para limitar o aumento da temperatura em 1,5ºC
- COP 22 será marcada pela euforia do Acordo de Paris. Entrevista especial com Maureen Santos
- COP-21 e o desafio de equacionar as metas nacionais. Entrevista especial com Maureen Santos
- Igrejas se preparam para a COP-22 de Marrakech
- Acordo de Paris entra em vigor. Desafio agora é torná-lo mais ambicioso
FECHAR
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
COP-22 inicia regulamentação do Acordo de Paris - Instituto Humanitas Unisinos - IHU