Mexicanos nos EUA encontram familiares em rio que faz fronteira com o México

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Agosto 2016

Mexicanos residentes nos Estados Unidos se reencontraram nesta quarta-feira com seus familiares na metade do Rio Bravo, em Ciudad Juárez, fronteira natural entre ambos os países e onde viveram momentos de emoção, pois alguns estavam há décadas sem se ver devido às barreiras migratórias.

A multidão, que somava cerca de 600 pessoas nos dois lados da fronteira, foi separada em grupos de 10 para que se reunissem de forma ordenada, durante três minutos, sob o lema "Abraços, não Muros".

A informação é publicada por portal Uol, 10-08-2016.

Após cruzar a grade erguida do lado americano e aproveitando uma área do estreito rio que forma poças, famílias inteiras se jogavam nos braços umas das outras, alguns membros bastante emocionados.

"Este evento é feito com a intenção de que as famílias possam se encontrar após muitos anos sem se ver por suas condições legais nos Estados Unidos, também para tomar consciência que o governo americano deve dar entrada em reformas migratórias", disse à imprensa Dylan Corbett, da organização Instituto Fronteiriço Esperança que organizou o encontro junto com a Rede Fronteiriça dos Direitos Humanos.

"Vinte anos sem vê-los", expressou Minerva Rayo, que teve a oportunidade de reencontrar seus irmãos, de quem se afastou quando foi viver nos Estados Unidos.

Os mexicanos começaram a se reunir de madrugada, vigiados desde El Paso, no Texas, por diversos funcionários da Patrulha Fronteiriça dos Estados Unidos. Ele filmavam cada um dos que passava pelo leito do Bravo para evitar que imigrantes entrassem confundidos na multidão.

Do lado mexicano estiveram presentes agentes federais e municipais desde a madrugada para evitar que fossem assaltados, já que a área do evento é considerada de alto risco.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mexicanos nos EUA encontram familiares em rio que faz fronteira com o México - Instituto Humanitas Unisinos - IHU