Imazon: Desmatamento na Amazônia aumentou 22% em maio de 2016 em comparação ao ano anterior

Mais Lidos

  • Nova carta apostólica do Papa Leão é publicada

    LER MAIS
  • Esquerda vai às ruas no domingo (14) contra PL da Dosimetria, que beneficia golpistas do 8 de janeiro; veja lista de atos

    LER MAIS
  • Françoise Vergès está convencida de que quando a cultura está viva tem o poder de tecer solidariedades transfronteiriças. E é precisamente aí que o feminismo decolonial pode prosperar

    “A força da resistência está na imaginação”. Entrevista com Françoise Vergès

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

20 Junho 2016

Boletim Mensal divulgado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou um aumento de 22% no desmatamento na Amazônia Legal no mês de maio de 2016 em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Foram detectados 474 quilômetros quadrados de desmatamento. Em 2015 foram 338 quilômetros quadrados.

A reportagem foi publicada por Amazônia.org, 17-06-2016.

Os Estados que mais desmataram foram Amazonas (37%), Rondônia (22%), Pará (21%) e Mato Grosso (15%). Com menor ocorrência em Roraima (3%), Tocantins (1%) e Acre (1%). Em maio 34% da área florestal estava coberta por nuvens.

No mês anterior o desmatamento foi de 183 quilômetros quadrados, sendo a maior parte em Rondônia (30%), Mato Grosso (28%) e Pará (21%).

Degradação florestal

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 1.959 quilômetros quadrados em maio de 2016. Em relação a maio de 2015 houve um aumento de 5.785%, quando a degradação florestal somou 33 quilômetros quadrados.

*Informações do Imazon