Revelações feitas por Snowden são “graves e impactantes”, diz Pentágono

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Jonas | 23 Mai 2014

As revelações feitas pelo ex-analista da CIA Edward Snowden tiveram um “grave impacto na defesa nacional norte-americana”. É o que diz parte de um relatório ultrassecreto do Pentágono sobre as consequências do vazamento de informações sigilosas feitas por Snowden, divulgado nesta quinta-feira (22/05) pelo jornal britânico The Guardian.

A reportagem é publicada por Opera Mundi, 22-05-2014.

O documento de 12 páginas é uma cópia do relatório que foi solicitado pelo Ato de Liberdade de Informação (FOIA, da sigla em inglês) no começo deste ano. Segundo a publicação, a avaliação de impacto presente no relatório foi redigida protegendo informações confidenciais sob ordem presidencial.

A Agência de Espionagem da Defesa Norte-Americana descreve os danos do vazamento para o serviço de inteligência do país como “graves” e “impactantes”. O governo, no entanto, não relatou os detalhes específicos nos quais baseia sua conclusão.

O diretor do projeto sobre Sigilo Governamental da Federação de Cientistas Americanos, Steven Aftergood, questionou a decisão do governo de reter detalhes específicos. “A essência do relatório está contida na afirmação de que ‘o alcance relacionado ao conhecimento relatado compromete as capacidades de inteligência dos EUA de maneira impressionante'. Porém, toda a elaboração feita para chegar a esta declaração foi retida”, disse ele.

O relatório foi distribuído a diversos comandos militares dos EUA ao redor do mundo, em todos os quatro ramos militares.

De acordo com o material, a maior parte dos documentos revelados por Snowden diriam respeito "às operações vitais do Exército, da Marinha, do Corpo de Fuzileiros Navais e da Força Aérea dos EUA".

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou hoje um projeto de lei que impõe limites ao armazenamento em massa de dados telefônicos feito pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) dentro do território norte-americano. É a primeira vez que o Poder Legislativo dos EUA responde às revelações de vigilância e ciberespionagem feitas em 2013 pelo ex-analista Edward Snowden. Ativistas pelos direitos civis dizem que a proposta é limitada e não vai longe o suficiente.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Revelações feitas por Snowden são “graves e impactantes”, diz Pentágono - Instituto Humanitas Unisinos - IHU