Dar nome aos mortos das guerras e dos desembarques é resistir na verdade. Artigo de Tomaso Montanari

Foto: UNRWA

Mais Lidos

  • PEC 6x1: o que defendem Lula e Flávio Bolsonaro

    LER MAIS
  • Equipe de Flávio Bolsonaro prevê freio em aposentadorias, BPC, saúde e educação

    LER MAIS
  • "Demorei a abrir os olhos para os excessos da autoridade e os maus-tratos": religiosas que são vítimas do controle, da infantilização e da humilhação

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

09 Outubro 2026

Não é possível aceitar a guerra (mesmo que por procuração) e permanecer humano: é preciso escolher. E é preciso escolher agora, porque nossa banheira já está cheia de sangue.

O artigo é de Tomaso Montanari, historiador de arte italiano, publicado em il Fatto Quotidiano, em 05-10-2026.

Eis o artigo.

“A paz se constrói com a verdade.” Estas palavras (do Papa Leão XIV) sintetizam o papel fundamental que a literatura e a arte podem desempenhar contra a guerra. Porque a verdade, claro, é o que deveria ser responsabilidade dos jornais e dos políticos (isto é, a desmistificação da propaganda da indústria armamentista e dos apóstolos diabólicos da guerra), mas, ainda mais profundamente, é responsabilidade dos artistas e escritores, capazes de nos fazer ver e sentir de uma forma insuperável, porque a guerra é o oposto da vida, um buraco negro capaz de engolir a condição humana por inteiro. É por isso que espero que a mais recente peça de Franco Marcoaldi, La Vasca, uma peça em um ato sobre a guerra, recém-lançada pela Elliot, seja lida até mesmo nas escolas – e depois vista, quando começar a ser encenada nos teatros (a partir de novembro).

Giulia, a protagonista neurótica com quem nos identificamos facilmente, tem duas obsessões. Uma, burguesa e até luxuosa: a clareza de sua piscina particular (a banheira, aliás) na qual ela se entrega a uma hora de natação todos os dias. A outra, ao contrário, é completamente extrovertida, voltada para o mundo: criar uma improvável “Enciclopédia dos Mortos da Guerra” que, graças a depoimentos escritos, possa finalmente oferecer um enterro digno a todos os mortos sem nome espalhados pelo mundo. Contar todos os mortos da guerra, dar-lhes um nome: foi uma das formas mais eficazes e impactantes de resistir ao genocídio em Gaza. Contra a tentativa de apagar até mesmo a memória de que aquela terra um dia teve um povo, muitos de nós de fato implementamos essa forma de sumud, de resistência: lembrando um por um, chamando-os pelo nome, as pessoas massacradas simplesmente por serem palestinas. E não apenas em Gaza: um projeto há muito busca dar um nome, por meio do DNA, aos migrantes engolidos pelo Mediterrâneo. Corpos afundados, vidas desaparecidas: e apenas um vazio para os que restam. Nem um túmulo, nem a possibilidade de levar os estados e governos responsáveis à justiça. E nenhum de nós, debatendo aqui a guerra na Ucrânia, conseguiria nomear todos os jovens enviados ao abate por Putin e Zelensky.

“Sempre que o rádio menciona uma estimativa aproximada do número de mortos, Giulia, irritada e desanimada, compara-os com os que anota em vários cadernos que abre de acordo com as diferentes frentes de guerra em discussão”, e comenta: “Cerca de metade, mil… Como sempre, tudo em grande quantidade… Mas como vocês conseguem? Me deem os nomes, os nomes! Só então teremos os números! Finalmente, exatos… Os números?!? Até números são coisa séria, pelo amor de Deus! E eles funcionam assim: um mais um mais um. Para cada vida, uma história, para cada história, uma morte. E vocês, por outro lado: mais ou menos, aproximadamente, mais ou menos. Mas isso não é uma rifa, uma loteria! Que se dane vocês, sério!… Um, Mohamed. Dois, Yara. Três, Ibrahim. Quatro, Fatima…”.

Enquanto Giulia luta com o rádio e com o mundo, a água na banheira fica cada vez mais turva. Tudo em vão: análises, coleta de amostras de água, estudos direcionados. Essa água adoece: como Giulia, como seu cachorro, como as árvores em seu jardim. A guerra não está lá fora: está cada vez mais dentro, cada vez mais capaz de penetrar em nosso cotidiano. Envenenando-o. Marcoaldi não oferece soluções, nem finais pacíficos: o autor de Desperanza é fiel a si mesmo e não escolhe entre uma esperança delegada ao poder (o verdadeiro “mal” que paira sobre este ato singular) e um desespero paralisante. Giulia não desiste de contar os mortos; ela quer poder pronunciar todos os seus nomes. E a verdade, no fim, é esta: a guerra aniquila vencedores e perdedores. Não é possível aceitar a guerra (mesmo que por procuração) e permanecer humano: é preciso escolher. E é preciso escolher agora, porque nossa banheira já está cheia de sangue.

Leia mais