08 Outubro 2026
A respeitada professora ítalo-americana argumenta que, se priorizássemos o bem comum — tema ao qual dedica seu livro mais recente —, conseguiríamos deter os interesses de construtoras e especuladores.
A entrevista é de Rafa de Miguel, publicada por El País, 06-10-2026.
A economista Mariana Mazzucato (Roma, 1968) é obcecada por estar em campo, colocar a mão na massa e ver como suas ideias são postas em prática e melhoram a vida das pessoas. Ela acaba de voltar do Brasil e do México, depois de várias semanas trabalhando com comunidades locais. Ela recebe o El País em sua casa em Londres, no bairro de Camden, com uma energia inexplicável para alguém que ainda deveria estar sofrendo com o jet lag.
Governos progressistas, tanto municipais quanto nacionais, buscam seus conselhos. Ela defende um Estado empreendedor, capaz de ditar o ritmo da economia em colaboração com o setor privado.
Propõe o crescimento como resultado da definição prévia de missões/objetivos específicos que possam ser sustentados a longo prazo. Em última análise, como explica em seu livro mais recente, Bem Comum: Uma Nova Economia que Funciona para Todos, trata-se de construir um bom modo de vida. Juntamente com o Ministro da Economia da Espanha, Carlos Cuerpo, ela promoveu a criação de um Conselho Global para uma Economia do Bem Comum.
Eis a entrevista.
Você deve ter notado a indignação pública e o debate que o despejo de Maricarmen provocou na Espanha. Se existe um bem comum, não deveria ser a habitação acessível?
Sim, a habitação deve ser um bem comum, mas precisamos ir além do objetivo de torná-la “acessível”. É um direito humano e a base de tudo o mais. Hoje, o sistema prioriza fundos de investimento e construtoras. Uma abordagem de “bem comum” colocaria as pessoas, o planeta e o direito de todos de permanecerem em seus bairros em primeiro plano.
E até agora, os governos progressistas apresentaram uma resposta adequada?
Precisamos de soluções de bem-estar social a curto prazo para que ninguém viva em condições precárias. Mas, em vez de lidar com os problemas depois que eles já surgiram, os governos precisam moldar o mercado imobiliário antecipadamente. Precisam impor condições às construtoras, conter a especulação e desenvolver um mercado de habitação social grande o suficiente para ditar as condições de construção, como em Viena.
🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google
Ele começou falando sobre o Estado empreendedor e, em seguida, sobre uma economia de missões específicas. Seu livro mais recente é quase um manual de instruções para essas receitas.
Sim, abordamos os problemas de forma incorreta. Pensamos que o papel do Estado é tapar buracos, aqueles criados pelo setor privado. É por isso que continuamos ouvindo falar de um déficit global de sete trilhões de dólares para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É ridículo continuar pensando assim. Vamos passar dos bens públicos, que apenas corrigimos, para o bem comum, que é um objetivo, onde o que importa é como o capital, o trabalho, os setores público e privado, o Estado e os cidadãos se relacionam. Trata-se de incorporar esse bem comum ex ante. Vamos falar mais sobre pré-distribuição, não redistribuição.
E ele propõe que os cidadãos se envolvam mais nessa nova economia.
Deveria ser a comunidade a decidir quais missões abordar. Mas não porque eu acredite que a tomada de decisões deva ser de baixo para cima. Um governo atuante ainda é necessário. Mas os cidadãos devem estar envolvidos no processo de planejamento; muitas pessoas foram deixadas para trás, estão revoltadas, e isso dá força aos políticos populistas. Há desconfiança nos governos. E a melhor maneira de combater isso é trabalhar com a comunidade. Ouvir a comunidade, trazer para a discussão as vozes daqueles com experiência em questões como habitação, transporte ou política alimentar.
Suas propostas exigem planejamento e desenvolvimento a longo prazo. Elas não poderiam fracassar em uma sociedade atualmente polarizada e movida por impulsos, pelo que as pessoas leem nas redes sociais?
Pelo contrário. As pessoas estão impacientes. Chega de retórica. Precisamos garantir que todas as crianças em Londres, Barcelona ou Cidade do México tenham acesso a cuidados de saúde e a um almoço saudável e saboroso. Não é tão complicado. Precisamos acordar e deixar claro que o financiamento para esses almoços, por exemplo, deve ser aprovado agora, e não ser uma meta para 2030 ou 2050. Ninguém falou em metas para 2050 durante a pandemia. Recorremos a medidas extremas. Por que não estamos fazendo isso agora? Porque ninguém se importa com essas metas, mas sabemos como alcançá-las.
Vivemos tempos incertos. Isso representa uma oportunidade ou um risco econômico?
Estamos na situação geopolítica mais problemática desde a década de 1960, mas a Guerra Fria manteve tudo estável. E começamos a investir em saúde e educação, e menos em defesa. Agora decidimos aumentar os gastos com defesa e, embora ninguém diga isso, é à custa de outras necessidades. Estamos voltando à austeridade, o que é estúpido. Se pararmos de investir em saúde ou educação, o Estado terá que lidar com as consequências.
Como podemos aplicar suas ideias de bem comum à necessidade urgente de aumentar os gastos com defesa?
Se não temos outra escolha, pelo menos aprendamos a fazer direito. Se você se concentrar apenas em financiar uma bomba ou um reservatório, não estará estimulando a inovação. Em vez de defesa, vamos pensar em resiliência, soberania ou segurança. E vamos incorporar a segurança hídrica, energética e sanitária ao debate. Vamos redefinir o conceito de segurança e estimular a inovação e o crescimento.
No debate atual, esquecemos que a migração tem uma dimensão econômica e uma solução econômica…
Precisamos responder por que as pessoas migram. Suas economias estão em dificuldades, e isso tem muito a ver com a forma como interagimos com esses países. Se tivermos mecanismos como o de Ajuste de Carbono na Fronteira, que exclui produtos que não atendem aos critérios de carbono, estaremos prejudicando os países africanos que não fizeram os investimentos necessários. Vamos ajudá-los com acordos de transferência de conhecimento e investimentos.
Há muito pessimismo apontando para o desaparecimento da ordem internacional. Estaremos caminhando para uma era sem ordem?
Precisamos formar alianças entre países com valores semelhantes. Espanha, Brasil, México e África do Sul são países progressistas. O que significa ser progressista? Significa acreditar no progresso, não no retrocesso, como implicaria o fechamento da fronteira. Ou ser contra um sistema tributário que canaliza dinheiro dos pobres para os ricos. Mais pré-distribuição do que redistribuição. Os países que acreditam nisso devem trabalhar juntos.
Diante dos alertas sobre a IA, você critica seus criadores…
Eu me recuso a chamá-los de "tech bros". Eles são simplesmente "bros", no sentido de mafiosos. Toda a tecnologia que usam foi desenvolvida por governos. Eles apenas surfaram na onda, sem pagar impostos. Exploraram trabalhadores em escala global. A história da IA e de muitos programas de mestrado em Direito foi construída sobre trabalho na África que beira a escravidão. E estão recebendo financiamento excessivo. Acho que a China, pelo menos, está pensando de forma mais estratégica. Seu modelo DeepSeek usa menos carbono e água, o que é algo a se considerar.
Leia mais
- A crise habitacional na Espanha reacende o movimento dos Indignados
- "Mais de 300 milhões de pessoas vivem nas ruas e mais de 1 bilhão em assentamentos precários". Entrevista com Anacláudia Rossbach, diretora da ONU-Habitat
- A habitação influencia o voto em Nova York, na Holanda e na Irlanda
- Colonização da moradia na era das finanças
- Desmercantizar a moradia, luta pós-capitalista. Artigo de Luis Sanmartín
- Mais da metade dos jovens na Espanha tem empregos temporários e não consegue sair da casa dos pais
- Homo movens. "Os baixos custos exigidos pela indústria do turismo são baseados em salários baixos". Entrevista com Josep Burgaya
- Sánchez responde a Trump: "A posição da Espanha pode ser resumida nestas palavras: 'Não à guerra'"
- “Existe uma força dos fracos”. Entrevista com Amador Fernández-Savater
- “As atitudes animadas pela meritocracia são corrosivas para o bem comum”. Entrevista com Michael Sandel
- “A política colocada ao serviço do verdadeiro bem comum”, uma urgência
- “Regular as novas tecnologias para romper as barreiras e construir o bem comum”
- Economia a serviço do bem comum. Desafios e perspectivas pós-pandemia