O lulismo range sob a ultraofensiva. Artigo de Pablo Stefanoni

Foto: Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • Flávio Bolsonaro diz que usará maioria no Congresso para mudar a Constituição e redemocratizar o país

    LER MAIS
  • Declaração de Flávio Bolsonaro sobre mudanças na Constituição preocupa juristas

    LER MAIS
  • Teólogo jesuíta italiano ministra terceira videoconferência do Ciclo A teologia da encarnação profunda (deep incarnation), promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, nesta quinta-feira, 08-10-2026, às 10h

    ‘Deep incarnation’ e o monismo relativo de Paolo Gamberini: “Nunca houve, não há e jamais haverá um Logos completamente separado da criação”

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

06 Outubro 2026

Se a barragem brasileira se romper, a "trumpização da América Latina" dará um salto político e geopolítico ainda difícil de mensurar, mas também fortalecerá uma direita tão obscura quanto violenta no maior país da região.

O artigo de Pablo Stefanoni, jornalista e historiador, publicado por El País, 05-10-2026.

Eis o artigo.

Mais uma vez, precisamos falar sobre a ascensão da extrema-direita em uma eleição latino-americana, no contexto do que a revista The Economist chamou em junho de "a dramática trumpização da América Latina".

No Brasil, o herdeiro aparente venceu por pouco menos de dois pontos percentuais o lendário Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições. Caso Lula seja libertado da prisão para retornar ao poder, Flávio Bolsonaro poderá reassumi-lo, se vencer o segundo turno, em nome de seu pai, que está preso por orquestrar uma tentativa de golpe. Para melhorar suas chances, Flávio tem tentado se apresentar como mais moderado que o pai; chegou a se autodenominar um Bolsonaro “vacinado”, em alusão às vacinas contra a COVID-19 que Jair rejeitou. Sua declaração também foi interpretada como a de um candidato imune aos erros do pai, que, em última análise, levaram à sua prisão.

Também não devemos esquecer que Jair Bolsonaro perdeu em 2022 por menos de dois pontos percentuais. Mas, na verdade, o bolsonarismo nunca desapareceu completamente. Como lembrou André Singer em um artigo de 2023 publicado na New Left Review: “O gigantesco conglomerado militar-religioso-agronegócio conseguiu garantir a maioria no Congresso, colocando a direita em uma posição forte para obstruir qualquer tentativa de mudança estrutural. Os apoiadores de Bolsonaro venceram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os três mais ricos do país”. Hoje, esse bloco pode se expandir, especialmente com o crescimento da extrema-direita no Senado.

Inscreva-se no evento aqui.

Lula encarou a campanha como sua última grande aposta política. Ele é, sem dúvida, uma figura simbólica, tanto no Brasil quanto no exterior. Mas também é uma figura com mais passado do que futuro. Não apenas por razões biológicas — que pesam bastante aos 80 anos —, mas também por razões políticas. O presidente brasileiro invocou repetidamente, durante a campanha, seu passado distante como metalúrgico e líder sindical perseguido pela ditadura: a história do menino do Nordeste pobre que superou seu destino para presidir uma das dez maiores economias do mundo. Esse passado, trazido à tona por sua recente passagem pela prisão, é muito real e, para milhões de brasileiros, é uma história cheia de significado em um país conhecido por suas brutais injustiças sociais e raciais. Mas também é uma espécie de recurso cada vez mais escasso. Não basta mais reinventar a esquerda ou construir visões de futuro; provou-se insuficiente até mesmo construir uma narrativa em torno dos sucessos econômicos de seu governo.

Muitos já haviam alertado que, embora Lula continue sendo um líder com enorme apoio popular, ele estava perdendo a batalha por relevância, e os resultados do primeiro turno parecem confirmar isso. Há algum tempo, o Partido dos Trabalhadores (PT), que apoia o movimento de Lula, vem se enfraquecendo, principalmente nas grandes cidades, e parece mais dependente de seu reduto no nordeste.

Lula foi transformado numa espécie de salvador e se apresentou como o único capaz de deter o “fascismo”. Mas, enquanto não havia outro Lula, Bolsonaro conseguiu transferir seus votos para o filho, que não possuía nenhum carisma particular. O segundo turno, nesse sentido, será uma batalha árdua. Lula terá que desafiar o crescente tom triunfalista da direita e sua vantagem numérica.

A eleição brasileira confirma algo que já sabíamos, ou deveríamos saber: que a ascensão da extrema-direita não é apenas uma questão de desinformação ou eleitores equivocados. Hoje, muitos centristas têm menos receio de votar na extrema-direita. O espectro do fascismo é menos assustador. A demanda por uma postura linha-dura em um subcontinente assolado pelo crime organizado como a América Latina, a defesa das "pessoas boas" em detrimento dos preguiçosos ou daqueles que vivem às custas do Estado, e as diversas manifestações culturais do antiprogressismo são contrabalançadas por um progressismo que, por vezes, se mostra excessivamente moralista.

Se a barragem brasileira se romper, a já mencionada "trumpização" da América Latina dará um salto político e geopolítico ainda difícil de compreender completamente. Mas também fortalecerá uma direita tão obscura quanto violenta no maior país da região.

Leia mais