18 Setembro 2026
Estudo aponta dificuldade de renovação do quadro do ensino médio.
A reportagem é publicada por Agência Brasil, 16-09-2026.
O número de professores do ensino médio com até 24 anos caiu 31,1% entre 2015 e 2025, enquanto o contingente de docentes com 60 anos ou mais aumentou 104,5% no período. Os dados fazem parte da segunda edição da pesquisa “Apagão dos Professores: o desafio da renovação dos professores no Brasil”, do Instituto Semesp, que aponta dificuldade crescente para a renovação do quadro docente da rede pública.
Segundo o instituto, o envelhecimento do quadro docente, com aumento da proporção de professores em idade mais próxima da aposentadoria, e a intensa contratação de docentes temporários e terceirizados são fatores que podem dificultar a renovação da rede pública. A entidade estima que, em 2040, deverá haver um professor de até 24 anos para cada seis docentes com 60 anos ou mais.
Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (16), no 28º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), em São Paulo. Além de representantes do Semesp, participam do evento autoridades do Ministério da Educação (MEC), da Unesco e de outros países, como África do Sul, China, Colômbia e México.
Na comparação entre 2015 e 2025, a entidade constatou que o número de professores com até 24 anos encolheu de 17,3 mil para 11,9 mil. Já o contingente de profissionais com idade a partir de 60 anos mais que dobrou, passando de 18,2 mil para 37,3 mil.
🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google
Outra conclusão foi de que as contratações temporárias passaram de 146 mil para 205 mil, um crescimento equivalente a 40,4%. Os docentes com esse tipo de vínculo representavam 32,2% do quadro público e passaram a corresponder a 43,4%.
Por outro lado, o quantitativo de professores concursados, efetivos ou estáveis caiu de cerca de 305 mil para 255 mil. Em 2015, eles representavam 67,2% do quadro e, em 2025, passaram a corresponder a pouco mais da metade (54,1%).
Para projetar a capacidade de renovação do quadro docente diante das aposentadorias, o instituto criou um indicador próprio, chamado Taxa de Renovação Docente. Quanto menor o índice, maior a dificuldade de reposição dos profissionais.
Em 2015, havia praticamente um professor com até 24 anos para cada professor com 60 anos ou mais. passou a ser de aproximadamente um professor de até 24 anos para cada três com 60 anos ou mais, com a taxa caindo de 0,95 para 0,32. As menores taxas de renovação foram registradas em Geografia (0,216), História (0,234), Língua Portuguesa (0,240), Sociologia (0,263), Filosofia (0,274) e Artes (0,278).
Leia mais
- Quando ensinar adoece: burnout, depressão, ansiedade e o sofrimento silencioso dos professores. Artigo de Robson Ribeiro
- Quem protege quem ensina? Violência, desrespeito e desvalorização da docência. Artigo de Robson Ribeiro
- A crise da autoridade docente. Entre autoridade, autoritarismo e responsabilidade educativa. Artigo é de Robson Ribeiro
- Valorizar o professor é defender o futuro: reconhecimento, proteção e reconstrução da esperança docente. Artigo de Robson Ribeiro
- A crise da autoridade docente. Entre autoridade, autoritarismo e responsabilidade educativa
- A escola entre a família e a sociedade: quando todas as responsabilidades chegam à sala de aula. Artigo de Robson Ribeiro
- A escola entre a família e a sociedade: quando todas as responsabilidades chegam à sala de aula. Artigo de Robson Ribeiro
- O mal-estar na docência. Artigo de Arthur Telló
- Apagão ou destruição da docência no Brasil? Artigo de Gabriel Grabowski
- Professor e estudante como protagonistas secundários no processo da educação. Entrevista com Gabriel Grabowski
- Brasil fica em último lugar em ranking sobre prestígio do professor
- Professor fica menos em escola mais pobre
- Deficiências na estrutura institucional do país e na educação impedem Brasil de competir e investir em ciência e tecnologia. Entrevista especial com Maria Lídia Dias
- Quando o trabalho perde o sentido: Viktor Frankl e a crise existencial da docência. Artigo de Robson Ribeiro
- “Professores temem se meter em problemas por causa do que ensinam”: leis estaduais impõem censura às universidades americanas
- O método: como a extrema-direita ataca professores para engajar eleitores
- Valorizar o professor é defender o futuro: reconhecimento, proteção e reconstrução da esperança docente. Artigo de Robson Ribeiro