EUA: bispos querem aprender mais sobre questões LGBTQ

Foto: Gianna B | Unsplash

Mais Lidos

  • “Permitir a instalação de um empreendimento com essa magnitude de demanda sem uma avaliação climática rigorosa significa aprofundar a vulnerabilidade territorial já existente”, afirma a advogada popular

    Data centers no RS e as consequências de sua implementação. Entrevista especial com Marina Dermmam

    LER MAIS
  • Inteligência Artificial e o empobrecimento da Igreja como centro de dados. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • A ideologia da Palantir explicada por Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

24 Abril 2026

Maior compreensão para católicos LGBTQIA+: 17 bispos norte-americanos participaram recentemente de cursos de formação sobre o tema. Após os encontros, eles relataram importantes processos de aprendizagem e questões em aberto.

 A informação é publicada por katolisch.de, 23-04-2026. 

Bispos nos EUA querem aprender mais sobre como lidar com a homossexualidade e os católicos LGBTQIA+. De acordo com uma reportagem publicada na quarta-feira no National Catholic Reporter, 17 bispos participaram de três sessões de formação para aprofundar seus conhecimentos sobre questões LGBTQIA+. Vários representantes da Igreja presentes admitiram que anteriormente sabiam pouco sobre as experiências vividas por católicos LGBTQIA+.

A sigla LGBTQIA+ se refere principalmente a pessoas não heterossexuais que se identificam como lésbicas, gays ou queer. A reportagem afirma que diversos bispos enfatizaram a necessidade de mais encontros e treinamentos para obter uma melhor compreensão do tema.

Dom Jeffrey Grob, arcebispo de Milwaukee, explicou após uma reunião que o diálogo e a escuta são essenciais para o aprendizado e a compreensão. Quando isso cessa, a esperança de crescimento e progresso se esvai. Dom John Stowe, bispo de Lexington, por outro lado, enfatizou que uma coisa é abordar um tema teoricamente; outra bem diferente é encontrar pessoas pessoalmente nessas realidades vividas.

Outros participantes também descreveram os encontros como enriquecedores. O bispo auxiliar Dom Michael Saporito, de Newark, disse que muitas de suas perguntas foram respondidas. Ao mesmo tempo, ele ainda precisava de tempo para aprender mais. Para dom John Wester, de Santa Fé, bispo no Novo México, a troca proporcionou uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelos católicos LGBTQIA+. A organização católica LGBTQIA+ "New Ways Ministry" organizou três sessões de treinamento fechadas. Os encontros tiveram como objetivo criar uma Igreja mais acolhedora.

Leia mais