25 Fevereiro 2026
O Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte Gaúcho (MOVLN/RS) realizou, na tarde deste domingo (22), um ato público no Parque Estadual José Lutzenberger, conhecido como Parque da Guarita, em Torres (RS). A mobilização reuniu moradores, pesquisadores, pescadores e entidades para chamar a atenção sobre temas considerados críticos para o futuro ambiental e territorial da região.
A reportagem é publicada por Sul21, 23-02-2026.
Uma das principais preocupações do movimento é a proposta de verticalização nas zonas urbanísticas 24 e 25, com previsão de edificações de até 100 metros de altura nas proximidades do Parque da Guarita.
O parque integra o Geoparque Mundial da UNESCO – Caminhos dos Cânions do Sul e é reconhecido como o primeiro geossítio marinho da América do Sul. Segundo o MOVLN, a verticalização excessiva pode gerar impactos paisagísticos, ambientais e geológicos considerados irreversíveis.
O tema já é objeto de ação do Ministério Público Estadual, que recomenda a suspensão das licenças. O movimento também ressalta que a Zona Costeira é Patrimônio Nacional, conforme o artigo 225 da Constituição Federal, o que exige planejamento compatível com a capacidade de suporte ambiental.
O MOVLN reafirma que é favorável ao desenvolvimento baseado em critérios científicos, transparência e respeito ao artigo 225 da Constituição Federal.
Durante o ato deste domingo, foram prestadas homenagens a José Lutzenberger. Em 2026 é celebrado o centenário do nascimento do ambientalista, que foi o responsável pelo projeto paisagístico do Parque da Guarita na década de 1970, priorizando a conservação do patrimônio geológico de Torres.
Leia mais
- Edifícios corporativos com fachadas de vidro geram alto impacto ambiental
- Arquitetura ecológica: o Brasil ainda tem muito a aprender. Entrevista especial com Erwin Rezelman
- Arquitetura contemporânea: entre favelas e modernismos. Entrevista especial com Pedro Arantes
- "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara
- A urgência do Direito à Cidade para reconstruir o Brasil
- A colonialidade do poder no direito à cidade